Em primeira análise, evidencia-se a tecnologia de deepfake como uma das causas do problema. Sob essa óptica o G1, site de notícias, a ferramenta anteriormente citada foi utilizada para adulterar uma reportagem feita nas eleições, foi mudado o som e as falas dos repórteres e dos candidatos, sem modificar a qualidade do vídeo. Consoante a isso, é visto que há um risco em relação a qualquer informação em vídeo ser na verdade uma montagem e é necessário que estes sejam apurados.
Além disso, é notório a lacuna de apuração acerca das informações públicas é um fator determinante para a problemática. Desse modo, um provérbio chinês é dito que um homem sábio toma suas próprias decisões enquanto um homem ignorante segue a opinião pública. Dessa forma, sabemos que é importante não ser manipulado na primeira informação que receber, e sempre verificar em mais de um site.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a manipulação da opinião pública por causa das inteligências artificiais. Dessa maneira, cabe ao Ministério da tecnologia, órgão responsável pelas tecnologia no país, juntamente com a mídia, limitar a utilização de deepfake por meio da criação de programas que o identifique e utilizar campanhas televisivas, a fim de que a população seja conscientizada e que a comunidade não seja manipulada. Somente assim, o público poderá usufruir dos benefícios propostos pela inteligência artificial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.