Avatar do usuário
Por Glaucyya
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121531
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a questão da inteligência virtual, a praticidade dos usuários e a manipulação de seus hábitos, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não, desejavelmente, na prática, e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja tanto pela negligência governamental quanto por violação de direitos humanos. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para uma sociedade integrada ser alcançada.
Precipuamente, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a manipulação dos usuários pela inteligência artificial. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das "Instituições Zumbis", do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, cerca de 63% dos utilizadores da internet afirmam, que já se sentiram manipulados pelos algoritmos. Diante disso, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Por conseguinte, é fundamental apontar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948, garante a todos os indivíduos o direito à privacidade, segurança e ao bem-estar social. Entretanto, quando se observa a manipulação dos usuários, o acesso a dados pessoais e as imposições do algoritmo ao utilizador, percebe-se que, na prática, uma grande parcela da população brasileira não desfruta desses direitos universais. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o desrespeito aos direitos humanos e a indigência do Estado contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da "Constituição Cidadã", é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas, a fim de garantir a proteção e privacidade dos usuários na rede de internet. Entre essas ações, deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas quais propagandas de apelo consciencial, mediante depoimentos de pessoas que sofrem esse estigma, deverão conscientizar a população acerca da importância do apoio governamental na criação de leis que assegurem os direitos dos utilizadores da IA. Ademais, é preciso haver mudanças escolares, baseadas no fomento à empatia, por meio de debates abertos sobre temas relacionados ao uso da inteligência artificial. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na DUDH.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
1469 Exibições
por Jade05126827
0 Respostas 
395 Exibições
por pliniopy
1 Respostas 
143 Exibições
por Cesar98
0 Respostas 
102 Exibições
por grafinhas
0 Respostas 
93 Exibições
por AnaBia890
1 Respostas 
282 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
207 Exibições
por Emersonxvx
0 Respostas 
141 Exibições
por DayanaDDay
0 Respostas 
84 Exibições
por Reginaeduar
0 Respostas 
82 Exibições
por Raissa45

Alguém pode corrigir por favor? Lauany25 […]

Que bom que você perguntou! Eu tinha conside[…]

Oi, lais458 . Vou ser breve. No filme "[…]

Imagina, Nicky7 ! Desculpa por não te ajud[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM