Sob essa perspectiva, a corrupção acarreta múltiplas consequências para sociedade brasileira, como, por exemplo, o desfalque orçamentário. Dessa maneira, ainda que seja previsto na Constituição Federal, promulgada em 1988, a previdência social e todos os seus benefícios, em virtude do desvio de verbas, esse direito não efetivado. Assim, subitamente, a fragmentação pública decorre da corrupção, um dos principais compositores dos problemas socioeconômicos no âmbito nacional. É, portanto, caótico que a corrupção continue a se perpetuar e ocasiona problemas na integridade púbica.
Ademais, analisando, historicamente, o cenário político e social do Brasil, percebe-se que os problemas atuais são resquícios do passado. Nesse contexto, a República Velha tentou, no século 19, proporcionar mais direitos civis e maior efetividade do Estado; entretanto, a falta de planejamento e ética de tais ações, acabou por torna-se um catalisador dos problemas atuais. Assim, a ingerência do país é perceptível em vários âmbitos sociais, demostrando como atos passados estão enraizados no presento, como, por exemplo, o negligenciamento da saúde púbica e educacional. Sob essa ótica, a integridade pública está corrompida pelos valores obsoletos e por sua segmentação, no qual é necessário mudar tão realidade.
Em síntese, é importante minimizar e conscientizar as pessoas sobre os perigos da exposição no meio virtual. Logo, cabe ao Ministério Público Federal, por meio de ações afirmativas (aliadas às políticas púbicas reguladoras) regulamentar o gerenciamento pública, através da criação de regras de conduta para os servidores, transparência ativa e de maior acesso às informações púbicas, o qual será responsável por alertar e os cidadãos sobre as atividades públicas. Por fim, essas medidas proporcionaram maior integridade entre governo e cidadãos, em que passaram até condutas mais éticas e morais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.