• Avatar do usuário
#73315
Na república Romana em 509 a.C a 27 a.C, o imperador Júlio César concedeu cidadania aos estrangeiros e construção de obras públicas. Em 1988 com a constituição federal, os Direitos tornam-se resguardados, ocasionando assim, uma evolução em prol da população com isso surge a preocupação de maior transparência do estado com o povo.
Em primeiro plano deve-se ressaltar a ausência de medidas para fazer valer os programas de integridade e transparência. A falta de preparo dos agentes públicos e não raramente a escassez deles em órgãos públicos, ferem os direitos do cidadão. Nesse sentido segundo Thomaz Jefferson terceiro presidente dos Estados Unidos, afirma que "a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração". Isso deixa o que infelizmente é evidente no país, muitas leis e poucas ações.
Em segundo plano destaca-se o assédio moral e sexual nas instituições públicas, sendo assim um problema persistente apesar de ser crime como prevê a constituição federal. De maneira análoga à afirmação atribuída à filósofa francesa Simone de Beauvoir retrata que por vezes "o maior escandaloso dos escândalos, é que nos habituamos a eles", o absurdo se torna comum, e isso não deve pendurar.
Depreende -se, portanto, o combate desses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal por meio de parceria com os veículos de comunicação digitais ou tradicionais, promovam campanhas de conscientização, e maior fiscalização do cumprimento das leis já estabelecidas, a fim de defender o interesse público e promover maior qualidade no serviço, tendo a certeza da punição no caso do descumprimento dessas leis. Assim se consolidará uma sociedade melhor onde o estado desempenha corretamente seu papel.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Preconceito Linguístico

Conforme o poema "Pronominais" de Oswald[…]

Segundo dados do relatório Livre para Menst[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi[…]

Atualmente os jovens estão se sentido press[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM