Diante desse cenário, há uma falta de disposição por parte de gerações mais novas em ensinar pessoas de maior idade como utilizar a internet. Logo, criasse um ambiente com presença do etarismo, nome dado ao preconceito contra pessoas idosas. Assim por pensarem que eles não são capazes de aprender, os jovens, se recusam a ensinar seus anciões a usar aparelhos tecnológicos. Dessa forma, além de disseminar um pensamento discriminatório contra um grupo, não ajudam na integração dos indivíduos no universo tecnológico.
Como consequência dessa discriminação contra idosos, essa classe perde o interessa em aprender a usar os meios tecnológicos. Esse desinteresse ocorre principalmente porque, como todo preconceito, afeta a vitima de forma que a ideia enraíza-se no pensamento do próprio individuo, nesse caso o de que ele não é capaz de compreender como usar tais aparelhos. Dessa forma notasse o quão esse preceito errado afeta negativamente a vida dessas pessoas e espalha desinformação já que todos são capazes de aprender.
Portanto, é notório a necessidade que o Ministério da Educação, órgão responsável por todos os meios educacionais do país, incentive campanhas e projetos nas escolas e universidades visando alertar os jovens sobre a importância de ensinar os mais velhos a usar tecnologias e afim de desconstruir o preconceito. Também é importante que o ministério das comunicações use das Mídias - televisão, radio e jornais - para estimular idosos a tentarem aprender sobre meios tecnológicos de modo que sejam inseridos no universo da tecnologia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.