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Por emilyviiih23
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#122529
O filme "Up: Altas aventuras" mostra a relação de amizade entre um idoso e uma criança, eles vivem uma aventura e durante o percurso ensinam e aprendem costumes de cada geração. Todavia na animação essa troca tenha sido abordada de forma respeitosa, não é assim que acontece na realidade, visto que há um grande preconceito em ensinar pessoas mais velhas a mexer em tecnologias. Essa falta de vontade de lecionar por parte dos mais jovens, gera um desinteresse e receio nos idosos em serem integrados no mundo da tecnologia.
Diante desse cenário, há uma falta de disposição por parte de gerações mais novas em ensinar pessoas de maior idade como utilizar a internet. Logo, criasse um ambiente com presença do etarismo, nome dado ao preconceito contra pessoas idosas. Assim por pensarem que eles não são capazes de aprender, os jovens, se recusam a ensinar seus anciões a usar aparelhos tecnológicos. Dessa forma, além de disseminar um pensamento discriminatório contra um grupo, não ajudam na integração dos indivíduos no universo tecnológico.
Como consequência dessa discriminação contra idosos, essa classe perde o interessa em aprender a usar os meios tecnológicos. Esse desinteresse ocorre principalmente porque, como todo preconceito, afeta a vitima de forma que a ideia enraíza-se no pensamento do próprio individuo, nesse caso o de que ele não é capaz de compreender como usar tais aparelhos. Dessa forma notasse o quão esse preceito errado afeta negativamente a vida dessas pessoas e espalha desinformação já que todos são capazes de aprender.
Portanto, é notório a necessidade que o Ministério da Educação, órgão responsável por todos os meios educacionais do país, incentive campanhas e projetos nas escolas e universidades visando alertar os jovens sobre a importância de ensinar os mais velhos a usar tecnologias e afim de desconstruir o preconceito. Também é importante que o ministério das comunicações use das Mídias - televisão, radio e jornais - para estimular idosos a tentarem aprender sobre meios tecnológicos de modo que sejam inseridos no universo da tecnologia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Fernando202
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#122535
Olá! Estarei corringo sua redação usando como base os critérios avaliativos do ENEM.

1- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: Sua redação apresenta um bom uso da modalidade escrita, entretanto, alguns pontos importantes precisam ser destacados, como por exemplo, a repetição de palavras. Sugiro que pesquise sinônimos e adote o hábito da leitura para melhorar o seu vocabulário.

2- Competência 2: Compreender a proposta de redação: voce interpretou bem o tema, citando pontos importantes como "a falta de disposição por parte de gerações mais novas" e consequentemente, "o desinteresse e receio dos idosos", a relação de causa e efeito é valida, entretanto tente usar argumentos mais sólidos, para não parecer seu senso comum.

3- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: você selecionou ótimos argumentos e relacionou de forma coesa, organizando e interpretando as informações, porém, assim como na competência anterior, você não citou dados sólidos,como dados estatísticos, visões filosóficas, falas reproduzidas. Na introdução,você citou o filme "Up: altas aventuras" na função de contextualizar e foi válido, mas ao decorrer de sua redação não se observa mais o repertório sociocultural. Cite filmes, séries, dados estatísticos, livros, visões filosóficas e etc. Tudo é válido para enriquecer mais o seu ponto de vista.

4- Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Utilize recursos linguísticos, como conectores, parágrafos bem estruturados e coesão textual, para tornar sua argumentação clara e coesa. Pesquise bastante sobre a estrutura do texto dissertativo argumentativo.

5- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: sua proposta de intervenção é valida, mas faltou detalhamento. Cite esses cincos fatores, agente (quem), ação (o que irá ser feito), finalidade (por que irá ser feito?) Modo (como vai ser feito, à partir de que?) e o detalhamento, com ele você irá elaborar os pontos pré citados.

Sua redação possui um bom uso do texto dissertativo argumentativo, estude bastante para melhorar cada vez mais, e não se esqueça de revisar as 5 competências.

Leia bastante para melhorar sua escrita, se possível tente escrever todo dia, pesquisar sinônimos e significados de palavras.

Se quiser mais informações pode me mandar mensagem, até depois.
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