Diante desse cenário, cabe ressaltar a hegemonia cultural, exercida pelos estadunidenses, como fator do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer diz que os limites do conhecimento do homem determinam sua visão de mundo. De maneira análoga, a indústria hollywoodiana, ao produzir massivamente filmes — como “Independence Day” — nos quais a suposta supremacia norte-americana é sempre retratada, modela a visão dos latino-americanos sobre os EUA. Por conseguinte, eles se tornam mais conhecedores e admiradores da cultura estadunidense do que de suas próprias, as quais possuem várias semelhanças entre si, dificultando sua integração cultural. Assim, é preciso combater essa cultura hegemônica.
Ademais, o imperialismo econômico norte-americano também agrava a situação. Sob essa ótica, é oportuno lembrar que o escritor George Orwell afirma que a mídia controla a massa. Semelhantemente, as indústrias norte-americanas possuem uma publicidade agressiva no Brasil, onde se vê publicidade do “McDonald’s” ou da “Coca-Cola” constantemente, o que facilita para essas transnacionais manterem seus consumidores em países distantes de seu berço, ao passo que não se observa a mesma intensidade de marcas sul-americanas. Consequentemente, a popularização de empresas dos EUA aqui é facilitada e as da América-do-Sul, enfraquecida, dificultando sua integração econômica. Dessarte, é preciso combater esse imperialismo econômico.
Portanto, é imprescindível superar os empecilhos da integração regional no Brasil. Nesse viés, cabe ao Ministério da Economia boicotar, por meio de embargos econômicos, empresas estadunidenses. Além disso, essa ação também pode promover a instalação de transnacionais latinas no país do futebol e, em troca, instalar empresas nacionais em seus territórios de origem, com o fito de solidificar fluxos em suas economias. Paralelamente, o Ministério da Cultura deve investir em filmes sobre a cultura latino-americana, com a ajuda de cineastas renomados. Assim, o país se aproximará dos ideais do bolivarismo.
amigos, depois dessa, vocês não vão ver mais meu rosto, ou melhor, o do Tom Hanks! ^_^
se puderem corrigir, agradeço.
Desejo a todos uma ótima prova!
Hidratem-se! Abraços <3
@mariamigon
@EuDavila
@Larissarg17
@Mylike
@Anne24
@Wallace
@Iurymed
@ketlenthai
@Lala09
@eurodrigo
fiquei com 30 linhas, se aparecer esse tema vou usar letra de formiga.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.