Diante desse cenário, ressalta-se dê início a omissão estatal como um dos impulsionadores do problema. Para a pensadora Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas, perspectiva que demonstra a falha cometida pelo estado, uma vez que inúmeras famílias sofrem com a alta taxa de desemprego no Brasil e até mesmo a má distribuição do dinheiro público, assim ficando sem o básico para sobreviver, tendo que depender da boa vontade de terceiros para conseguir alimentação. Nesse sentido fica evidente que por não dar a devida notoriedade, o problema em questão vem crescendo em níveis alarmantes desde a pandemia, tendo em vista que quantidade de brasileiros atingidos pela insegurança alimentar já ultrapassa 50 milhões números.
Ademais, é de grande relevância entender como a desigualdade social impacta a questão. Nesse âmbito, José saramago em seu livro "ensaio sobre a cegueira" retrata uma sociedade que por não enxergarem o outro, tornam-se indivíduos autocentrados que só sabem correr atrás de interesses próprios. Dessa maneira, essa distinção resulta em uma bolha social, que limita as relações em classes, fazendo assim questões como a insuficiência alimentar sejam esquecidos por essa parcela da sociedade, fazendo assim, questões como a insuficiência alimentar sejam esquecidas por esta parcela da sociedade, mesmo que essa complicação leve a casos graves de anemia e desnutrição, que por sua vez atinge em maioria crianças e idosos.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem essa problemática na sociedade brasileira. Por isso, com o intuito de mitigar a questão, necessita-se com urgência que o governo junto ao ministério do desenvolvimento social, deve por meio de ações públicas promover a criação de restaurantes comunitários, assim como, cras para auxiliar na alimentação e nos cuidados básicos da população. Dessa forma os fatos não serão ignorados e poderão deixar de existir
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.