Avatar do usuário
Por Carlosjunio
Quantidade de postagens
#124165
A Constituição Federal brasileira de 1988 assegura, em seu artigo 6°, o direito humano à alimentação como fundamental e básico. No entanto, a efetivação dessa norma se trata de um cenário longínquo, uma vez que a insegurança alimentar surge como um complexo desafio a ser sanado. Este lastimável panorama é resultado não só da inoperância estatal, como também da ínfima participação dos cidadãos na cobrança por seus direitos.

É crucial, a princípio, destacar a frágil atuação do Poder Público enquanto mantenedor da fome no Brasil. De acordo com Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar de toda sua população. Dito isso, é notável que os governantes brasileiros vão de encontro com a ideia defendida pelo filósofo inglês, visto que detêm um papel ineficaz acerca da solução desta chaga social.

Ademais, como impulsionador da problemática no território nacional, é fundamental apontar o péssimo posicionamento dos brasileiros na busca por seus direitos básicos. Tancredo Neves, ex-primeiro-ministro do Brasil, defendia que a cidadania não era uma atitude passiva, mas uma ação permanente em prol da comunidade. Diante disso, é imprescindível combater qualquer tipo de violação que impeça nossa Constituição de ser cumprida.

Depreende-se, portanto, a falta de interesse governamental e a omissão da população brasileira na eliminação da fome. Assim, a fim de erradicar esse problema, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome deve criar mais programas sociais através de políticas públicas que, por um todo, beneficie àqueles que necessitam. Por conseguinte, cumprir o artigo 6° da Carta Magna do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Insegurança alimentar no Brasil
por FernandaCSo    - In: Outros temas
0 Respostas 
49 Exibições
por FernandaCSo
Insegurança alimentar no Brasil
por michamartins    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por michamartins
Insegurança alimentar no Brasil
por EllenAdNaCo    - In: Outros temas
6 Respostas 
342 Exibições
por marianix
Insegurança Alimentar
por mirella12    - In: Outros temas
0 Respostas 
36 Exibições
por mirella12
6 Respostas 
289 Exibições
por grilaoo
4 Respostas 
761 Exibições
por Mylena2314
0 Respostas 
67 Exibições
por Julio923249
Insegurança alimentar no Brasil
por Dorr    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por Dorr
Insegurança alimentar
por AnaV3    - In: Outros temas
0 Respostas 
29 Exibições
por AnaV3
0 Respostas 
188 Exibições
por Rebecagi

No desenho mexicano Chaves, produzido pela Televis[…]

Lhais elvesxz mari799 felipemarq mony[…]

Com os avanços tecnológico, muitas o[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM