Sob essa percepção, evidencia-se que a desigualdade econômica está entre as causas do problema. Dessa forma, pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10,3 milhões de cidadãos vivem em situação de insegurança alimentar extrema. Desse modo, é notório que não há equilíbrio na questão social do país.
Outrossim, destaca-se a falta de emprego como impulsionador da carência alimentar. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a população desocupada media totalizou 10,0 milhões de pessoas. Sob essa ótica, pode-se observar que, uma expressiva parte da sociedade sofre pela falta de emprego para que consigam suprir com suas necessidades básicas de alimentação.
Portanto, faz-se necessário adotar medidas que venham amenizar a falta de alimento. Dessa maneira, cabe a ONGs agirem de forma solidária, pois a questão alimentar é uma responsabilidade do todo e não somente do governo. Por fim, quanto maior a desarmonia entre as classes, piores serão as condições de vida de quem está na base da estrutura social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.