Em primeiro lugar, faz-se necessário destacar que na Constituição de 1988, em seu artigo 3°, garante a todos os cidadãos viver com dignidade e igualdade. Contudo, não é o que se observa atualmente no Brasil, pois cerca de um terço da população vive em condições de insegurança alimentar causadas pelo descaso do Estado com relação à ela. De acordo com dados liberados pelo IBGE em 2020, 10,3 milhões de brasileiros estão em situação grave de fome, mesmo o país sendo um dos maiores exportadores do mundo, possuindo capacidade de alimentar até um bilhão de indivíduos. Assim, pelo supracitado, é evidente que a baixa intervenção estatal é um empecilho na segurança alimentar brasileira.
Ressalta-se, ademais, que a problemática é asseverada devido a alimentos inacessíveis para classes mais baixas. O filme "O Poço", da Netflix, faz uma metáfora sobre a sociedade desigual, em que detentos de uma prisão são alimentados por uma plataforma descendente. Os presos de nível mais alto comem mais do que o necessário enquanto os de nível mais baixo ficam com os restos, ou até mesmo, nada. Paralelamente ao filme, muitos brasileiros vivem nesses "níveis mais baixos", sem ter como se alimentar devido à escassez de dinheiro ou transporte inacessível para comprar suprimentos. Logo, é nítido que tal situação de precariedade alimentícia é causada pela grande desigualdade social e urge por mudanças.
Portanto, é mister que o Ministério da Saúde, em conjunto de ONGs regionais auxiliem pequenos produtores agrícolas em criação de quintais produtivos, hortas regionais, além de fortalecimento de projetos de cozinhas comunitárias e ampliação de políticas para distribuição de suprimentos, visando assim alimentar famílias em situação de rua ou pobreza extrema. Dessa maneira será possível diminuir a insegurança alimentar no Brasil e manter a crise de fome como um marco na história, apenas, assim como a crise de 1929.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.