A Constituição federal promulgada em 1988, apelidada de "Constituição cidadã" ampliou os limites tradicionais da democracia brasileira ao estender os direitos á uma alimentação decente para toda a população. Todavia, é importante salientar que este direito não é totalmente assegurado, tendo em vista que muitas famílias, atualmente não têm alimentos básicos em suas residências. Portanto, é inadmissível que em um país com uma das maiores taxas de tributos do mundo, o Estado não garanta políticas públicas capazes de corrigir ou reduzir a situação.
Somado a isso, vale ressaltar que a escassez de renda para as famílias necessitadas é outro fator que dificulta a segurança alimentar no Brasil. De acordo com o relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o brasil possui 61,3 milhões de pessoas que sofrem com a insegurança alimentar. Isso nos mostra que a população brasileira está diante de uma situação extremamente delicada, e é por essa razão que ações precisam ser tomadas para que todos possam viver com mais harmonia e todos os seus direitos assegurados.
Desse modo, é importante que o Estado tome providências para mudar o quadro atual. Para erradicar a insegurança alimentar, urge que o Estado juntamente ao ministério da agricultura e pecuária, unam-se para criar políticas públicas que garantam direito a uma alimentação digna ás pessoas necessitadas. Assim, será possível em longo prazo melhorar a realidade da sociedade brasileira que está vivendo com a temática da questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.