Avatar do usuário
Por iBrNick
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123811
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a insegurança alimentar representa uma antítese á máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a má nutrição em crianças e adultos.

De inicio, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã" , defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a má alimentação de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social. Nessa lógica, esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por uma viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como descrito no artigo 6º da Constituição brasileira, todos os cidadãos tem o direito a alimentação. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a insegurança alimentar no Brasil.

Por conseguinte, engendra-se a má alimentação em crianças e adultos. Posto isso, de acordo com os dados disponibilizados pelo IBGE mostram que mais de 17 milhões de crianças estão em situação de insegurança alimentar no Brasil. Diante de tal exposto, o desenvolvimento da criança dessa forma afetando o crescimento de órgãos e ao funcionamento cerebral, e em muitos casos sendo de forma permanente. E da mesma forma esse déficit na alimentação causa um retrocesso na sociedade com uma necessidade que deveria ser básica. Deste modo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental na insegurança alimentar. Então, a fim de garantir a alimentação, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para que ajudem ao combate a insegurança alimentar de forma eficaz. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de projetos sobre distribuição de cestas básicas e hortas cultivadas pela comunidade. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Insegurança alimentar no Brasil
por Leeh635    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por Leeh635
Insegurança alimentar no Brasil
por MMMlcom    - In: Outros temas
0 Respostas 
46 Exibições
por MMMlcom
Insegurança Alimentar no Brasil
por GabrielCle    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por GabrielCle
3 Respostas 
175 Exibições
por Mylike
5 Respostas 
292 Exibições
por sammmmm
Insegurança Alimentar No Brasil
por Bruno36445    - In: Outros temas
1 Respostas 
398 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
1169 Exibições
por Cr95
Insegurança alimentar no Brasil
por gegestudy    - In: Outros temas
0 Respostas 
62 Exibições
por gegestudy
0 Respostas 
54 Exibições
por maza180
A insegurança alimentar no Brasil
por arthur9977    - In: Outros temas
5 Respostas 
168 Exibições
por Felipe082

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM