No âmbito sociocultural, Pierre Bourdieu, um renomado sociólogo, afirmou que "uma democracia efetiva requer um verdadeiro crítico". Nessa perspectiva, é fundamental uma sociedade que valoriza a importância de disponibilidade alimentar para avanços em prol da erradicação da fome. No Brasil, é evidente por meio da persistência da insegurança alimentar na sociedade, a ausência de autocrítica por boa parte dos cidadãos em relação ao combate à fome. Criando um cenário no qual os recursos públicos não são devidamente direcionados àqueles em condições alimentares precárias, violando, novamente, a CF. Destarte, a reflexão profunda sobre as interações sociais é essencial para superar o revés.
Ademais, convém destacar a relevância das políticas públicas. Proposta por John Rawls, um expoente filósofo , na teoria do Pacto Social, destaca o papel do Estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos de uma alimentação inadequada contradiz essa ideia. A falta de políticas públicas eficazes para enfrentar esses problemas revela uma inoperância do governo em lidar com essa questão crucial. Assim, é preciso medidas concretas das esferas de poder na mitigação desse viés.
Portanto, a insegurança alimentar simboliza um obstáculo intrínseco de raízes socioculturais e governamentais. O Ministério das Comunicações, com a ajuda de assistentes sociais, tratará o assunto em programas midiáticos usando diferentes abordagens, como documentários e debates, para elucidar suas diversas sequelas. Após isso, ao unir a criticidade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rawls, visa-se uma vida digna para o povo brasileiro, conforme a Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.