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Por SamuelMrc
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#122182
Promulgada em 1988, a Constituição Federal (CF) garante direitos básicos para a democracia e vida digna dos cidadãos brasileiros. Porém, a insegurança alimentar e suas consequências, como aumento nos casos de fome, interferem no sistema harmônico do Estado brasileiro. Dessa forma, é crucial analisar de maneira detalhada as causas subjacentes à adversidade, tanto no âmbito civil como na ineficácia governamental.
No âmbito sociocultural, Pierre Bourdieu, um renomado sociólogo, afirmou que "uma democracia efetiva requer um verdadeiro crítico". Nessa perspectiva, é fundamental uma sociedade que valoriza a importância de disponibilidade alimentar para avanços em prol da erradicação da fome. No Brasil, é evidente por meio da persistência da insegurança alimentar na sociedade, a ausência de autocrítica por boa parte dos cidadãos em relação ao combate à fome. Criando um cenário no qual os recursos públicos não são devidamente direcionados àqueles em condições alimentares precárias, violando, novamente, a CF. Destarte, a reflexão profunda sobre as interações sociais é essencial para superar o revés.
Ademais, convém destacar a relevância das políticas públicas. Proposta por John Rawls, um expoente filósofo , na teoria do Pacto Social, destaca o papel do Estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos de uma alimentação inadequada contradiz essa ideia. A falta de políticas públicas eficazes para enfrentar esses problemas revela uma inoperância do governo em lidar com essa questão crucial. Assim, é preciso medidas concretas das esferas de poder na mitigação desse viés.
Portanto, a insegurança alimentar simboliza um obstáculo intrínseco de raízes socioculturais e governamentais. O Ministério das Comunicações, com a ajuda de assistentes sociais, tratará o assunto em programas midiáticos usando diferentes abordagens, como documentários e debates, para elucidar suas diversas sequelas. Após isso, ao unir a criticidade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rawls, visa-se uma vida digna para o povo brasileiro, conforme a Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#122368
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante fazer algumas observações para melhorar o seu texto:

1. Repertório sociocultural: Você fez referência ao sociólogo Pierre Bourdieu e ao filósofo John Rawls para embasar seus argumentos. Isso é positivo! Porém, seria interessante explorar mais essas referências e relacioná-las diretamente à insegurança alimentar no Brasil. Além disso, você poderia utilizar dados estatísticos ou exemplos concretos para enriquecer o repertório sociocultural da sua redação.

2. Coerência argumentativa: Seus argumentos estão bem articulados e relacionados ao tema proposto. No entanto, em alguns momentos faltou um pouco mais de clareza na exposição das ideias. Certifique-se de que suas frases estejam bem estruturadas e que as informações sejam apresentadas de forma lógica e coerente.

3. Proposta de intervenção: Sua proposta de intervenção foi adequada ao tema abordado na redação. No entanto, ela poderia ser mais detalhada em relação às ações específicas que seriam realizadas pelo Ministério das Comunicações em parceria com assistentes sociais nos programas midiáticos mencionados por você.

Em resumo, sua redação possui bons elementos como a estrutura adequada e a presença de referências teóricas relevantes. Para melhorá-la ainda mais, sugiro que você amplie seu repertório sociocultural, seja mais claro na exposição das ideias e aprofunde sua proposta de intervenção.

Lembre-se também de revisar seu texto quanto à gramática, ortografia e pontuação. Isso ajudará a tornar sua redação ainda mais consistente.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.
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