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Por krsyhn
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#122069
:evil: "Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na insegurança alimentar, uma vez que a população de baixo rendimento são expostas diariamente a doenças e desnutrição, com seus direitos vilipendiados. Nesse sentido, cabe analisar o silenciamento e a negligência governamental enquanto pilares da problemática.
  Diante desse cenário, é notório que a falta de debates é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Djamila Ribeiro, deve-se uma situação de invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silêncio instaurado na questão da insegurança alimentar, visto que pouco se fala sobre o assunto na mídia de massa, causando a invisibilidade da subalimentação, agravando os índices de subnutrição de pessoas com consequências sérias, como anemia e doença crônica. Assim é urgente tirar o tema do silêncio.
  Ademais, é evidente que a ineficácia governamental inclui fortemente na consolidação da problemática. De acordo com John Locke, "é um dever do estado, como constituinte, garantir os direitos do cidadão". De fato, tal impotência é nítida, na inseguridade nutricional, que apesar de ser alarmante, persiste em função da lacuna de desigualdade social, permitindo que as pessoas fiquem ao acesso de alimentação e a um ambiente adequado. Desse modo, a base legal deve ser fortalecida para o impasse ser resolvido.
 Portanto, faz-se necessário uma intervenção pontual. Para isso, é preciso que o Ministério da Cidadania, por meio de uma campanha nacional, promova a uma divulgação de vídeos informativos acerca da fome no Brasil e das formas de combatê-la, para reverter o silenciamento presente no tema e diminuir o número de cidadão em situação de vulnerabilidade. Tal ação deve ser transmitida em televisão abertas, redes sociais e efetuar campanha do governo. Paralelamente, urge intervir sobre omissão governamental. Dessa forma, a cidadania poderá sair do papel e se tornar realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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