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Por mairlaevely
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, os direitos humanos como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a insegurança alimentar, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. Omissão do governo e a escassez de alimentos.

Diante o exposto, deve-se ressaltar a ausência de medidos governamentais para combater a insegurança alimentar. Nesse sentido, segundo o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- no período entre o final de 2019 e o final de 2022, os preços dos alimentos subiram 37,5% e os estados tipicamente mais vulneráveis têm sofrido os piores efeitos da inflação e consequentemente, essa insegurança alimentar. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a alimentação de qualidade, o que infelizmente é evidente no país. Logo é prescidível que isso não perdure na região.

Além disso, é fundamental apontar a escassez de alimentos como impulsionador dessa falta nutricional no Brasil. Segundo a Teoria Malthusiana, "a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, havendo um descompasso entre elas." Semelhantemente, a situação atual em que o Brasil encontra-se, pois a produção de alimentos está pouca. Logo, é inadmissível que esse cenário permanecer.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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