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Por Alunaaaamed
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#121203
"Utopia", a famosa obra do escritor britânico Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, ausente de problemas sociais. Porém, a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra, pois a insegurança alimentar no Brasil defronta diversos entraves. Logo, cabe analisar as causas dessa conjuntura: a negligência governamental e a omissão da mídia.

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar-se para o desleixo governamental . Para Thomas Hobbes, filósofo inglês, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada, quanto a fome no Brasil, visto que ao invés da máquina estatal proporcionar políticas públicas, como cestas básicas, afim de diminuir a insegurança alimentar, ela investe em áreas mais lucrativas- agronegócio- , já que a fortalece economicamente. Assim, para que o bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Ademais, a indiferença social é outro obstáculo a ser superado. Segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês, "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação". Todavia, a falta de incômodo social, na maioria das vezes, agrava o empecilho, na medida em que a sociedade não se mobiliza em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma postura neutra, haja vista que ela não promove debates, que objetivem amenizar o problema. Por conseguinte, a falta de debates intensifica a insegurança alimentar, tendo em vista que indivíduos brasileiros que estão à mercê da fome são excluídos socialmente, por conta da falta de palestras.Dessa maneira, medidas eficientes precisam ser adotadas.

Há de se combater, portanto, o desafio. Nesse viés, a mídia, responsável por promover informação à população, deve discutir alternativas para diminuir a insegurança alimentar, por meio de reportagens. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá mais investimentos em cestas básicas para a população mais carente. Desse modo, certamente, o cenário brasileiro estará mais próximo do idealizado por More.


@gege88
@Higorvaz
@Mylike
@Casey12
Poderiam corrigir minha redação?
Por favor!!!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por adrianasmp
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#121204
Nesse D2 seria omissão da mídia ou omissão da sociedade?

Sou apenas um ser aleatório em mais um ano de estudo para o Enem.
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Por Alunaaaamed
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#121209
adrianasmp escreveu:Nesse D2 seria omissão da mídia ou omissão da sociedade?
É omissão da sociedade, é que quando eu fui digitar a introdução acabei digitando errado, mas seria assim: Logo, cabe analisar as causas dessa conjuntura: a negligência governamental e a omissão da sociedade.
0
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Por Alunaaaamed
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#121210
adrianasmp escreveu:Nesse D2 seria omissão da mídia ou omissão da sociedade?
@adrianasmp Obrigada por perguntar :D ,eu não tinha percebido.
0
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Por Higorvaz
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#121223
9lá, @Alunaaaamed!

Dando uma olhada no seu texto, vejo que sua estrutura esta muito mais fluida e coerente, com elementos argumentativos que antes não via com frequência, parabéns! :mrgreen:

No entanto, sobre a redação, ressalto a falta de consequência no D1, pois a causa foi elaborada de forma incrível. Seria um desperdício não dizer o que isso acarretaria socialmente :(

Ademais, poucos desvios e deslizes gramaticais foram encontrados, logo, texto passível de 160 na C1!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
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Por Alunaaaamed
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#121276
Higorvaz escreveu:9lá, @Alunaaaamed!

Dando uma olhada no seu texto, vejo que sua estrutura esta muito mais fluida e coerente, com elementos argumentativos que antes não via com frequência, parabéns! :mrgreen:

No entanto, sobre a redação, ressalto a falta de consequência no D1, pois a causa foi elaborada de forma incrível. Seria um desperdício não dizer o que isso acarretaria socialmente :(


Muito obrigada :D

Ademais, poucos desvios e deslizes gramaticais foram encontrados, logo, texto passível de 160 na C1!
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Por Alunaaaamed
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#121277
Higorvaz escreveu:9lá, @Alunaaaamed!

Dando uma olhada no seu texto, vejo que sua estrutura esta muito mais fluida e coerente, com elementos argumentativos que antes não via com frequência, parabéns! :mrgreen:

No entanto, sobre a redação, ressalto a falta de consequência no D1, pois a causa foi elaborada de forma incrível. Seria um desperdício não dizer o que isso acarretaria socialmente :(

Ademais, poucos desvios e deslizes gramaticais foram encontrados, logo, texto passível de 160 na C1!

Muito obrigada :D
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