Segundo o escritor e jornalista inglês George Orwell, “somos todos iguais, mas alguns são mais iguais que outros”, a afirmação exemplifica de maneira clara a situação em que o Brasil se encontra, onde a desigualdade social está sendo empregada de maneira descontrolada em meio ao conglomerado e adotada como algo normal a partir da visão daqueles que não sofrem as consequências e tal ato. O filme “O poço”, exibido pela Netflix, retrata em sua integridade este mesmo cenário, com suas fortes cenas que exibem a hierarquia do desequilíbrio de classes. Por conseguinte, faz – se necessário atenuar essa realidade brasileira, para que seja possível iniciar o processo de reversão do mapa da fome.
Ademais, constata – se que o desdém estatal é reflexo de um país atípico, ou seja, que promete no papel, mas não se esforça para cumprir na realidade. De acordo com o filósofo Kevin Bales “as leis existem, mas ainda faltam ferramentas, recursos e vontade política. Partindo deste pressuposto vale pontuar que, ao analisar a insegurança alimentar no Brasil, os princípios constitucionais brasileiros são negligenciados. Isso porque, assim como notado por Kevin a sociedade se encontra carente de um órgão eficaz, um agente que possa resolver o problema, bem como o do país de volta ao mapa da fome.
Portanto, nota- se a urgência de resolver esta problemática do país, visto que isso é algo que acompanha a sociedade brasileira a muito tempo. Por conseguinte, com o intuito de diminuir a desigualdade entre as classes e validar as garantias da Constituição Federal, fica a cargo do Governo Federal, juntamente do ministério de comunicações e da assembleia constituinte, promover campanhas de distribuição de alimentos, como cestas básicas para famílias que se encontrem em situações precárias, além de promover leis para a unificação do país, todavia que não se fixem apenas no papel, mas sejam efetivados na prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada