Diante desse cenário deve-se ressaltar a assimetria na sociedade como um dos impulsionadores de tal problemática. Nesse contexto, na música "tôbem", o rapper Djonga ao afirmar "onde pra alguns tem porta, pra nós tem parede", discorre sobre uma sociedade historicamente excludente e desigual. Diante de tal exposto, é notório que pessoas com menos recursos se tornam mais suscetíveis a obterem uma péssima alimentação, além disso, assim como no desenho a escola se torna para muitas crianças um importante promotor da segurança alimentar. Logo, é incoerente que mesmo sendo uma nação pós moderna, o Brasil ainda enfrente situações como essa.
Ademais, o descuido por parte do Estado também contribui negativamente para a persistência do impasse. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã" defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o processo no corpo social. Entretanto, as autoridades rompem com essa conformidade, pois há problemas na fiscalização de alimentos que resulta em pessoas adquirindo doenças, devido à alimentação não adequada. Assim, é inaceitável que a situação perdure, caso contrário trará mais consequências prejudiciais para o problema que ainda vigora no país.
É fundamental, portanto, produzir medidas operantes para a reversão desse preocupante entrave. Em suma, cabe ao Governo - agente responsável por gerir os interesses sociais e econômicos da sociedade - promover campanhas que ofereçam serviços socioassistenciais, a fim de combater esse grave problema. Tal ação, deve ser feita por meio da criação e fiscalização de programas que visam uma distribuição assertiva de recursos alimentícios para todos. Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado, a legislação cumprida e essa atual realidade será vivenciada somente em uma obra ficcional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.