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Por MayanieRod
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#119796
Na produção animada "Os padrinhos mágicos", o personagem Chester e sua família, são frequentemente vistos comendo lixo, ou algum alimento que tenha caído no chão. Ao se analisar a conjuntura brasileira, constata-se que a realidade não se difere da animação, visto que a insegurança alimentar ainda impera na sociedade atual. Dessa forma, é necessário intervir nessa questão motivada não só pela desigualdade social mas também pela inoperância estatal.

Diante desse cenário deve-se ressaltar a assimetria na sociedade como um dos impulsionadores de tal problemática. Nesse contexto, na música "tôbem", o rapper Djonga ao afirmar "onde pra alguns tem porta, pra nós tem parede", discorre sobre uma sociedade historicamente excludente e desigual. Diante de tal exposto, é notório que pessoas com menos recursos se tornam mais suscetíveis a obterem uma péssima alimentação, além disso, assim como no desenho a escola se torna para muitas crianças um importante promotor da segurança alimentar. Logo, é incoerente que mesmo sendo uma nação pós moderna, o Brasil ainda enfrente situações como essa.

Ademais, o descuido por parte do Estado também contribui negativamente para a persistência do impasse. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã" defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o processo no corpo social. Entretanto, as autoridades rompem com essa conformidade, pois há problemas na fiscalização de alimentos que resulta em pessoas adquirindo doenças, devido à alimentação não adequada. Assim, é inaceitável que a situação perdure, caso contrário trará mais consequências prejudiciais para o problema que ainda vigora no país.

É fundamental, portanto, produzir medidas operantes para a reversão desse preocupante entrave. Em suma, cabe ao Governo - agente responsável por gerir os interesses sociais e econômicos da sociedade - promover campanhas que ofereçam serviços socioassistenciais, a fim de combater esse grave problema. Tal ação, deve ser feita por meio da criação e fiscalização de programas que visam uma distribuição assertiva de recursos alimentícios para todos. Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado, a legislação cumprida e essa atual realidade será vivenciada somente em uma obra ficcional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Caiunao
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#119801
Posso sim! Como sempre digo, lembre-se que sou apenas um aluno com conhecimento limitado. Nada que venha de uma base profissional. Segue a análise:

- "o personagem Chester e sua família, são frequentemente vistos[...]". Não separe sujeito e predicado por vírgulas.
- SUGESTÃO: Eu sugiro que você dê uma breve explicada do que é insegurança alimentar na introdução. Certifique-se sempre de que qualquer dúvida não será criada no leitor.
- No desenvolvimento 1, você poderia contextualizar mais sobre em que a desigualdade social afeta o cenário, em vez de fazer uma rápida afirmação sobre escola. Ficou uma informação muito solta, pois você não falou nada mais sobre escola em nenhum momento do texto.
- "Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro 'Leviatã'(,) defende a obrigação[...]"
- "proporcionar meios que auxiliem o processo (que processo?) no corpo social.". Imagino que você quis dizer "progresso", se não, fica meio desconectada essa afirmação.
- "[...] pois há problemas na fiscalização de alimentos que resulta (resultam) em pessoas adquirindo doenças[...]". O verbo concorda com o sujeito "problemas na fiscalização de alimentos", o qual está no plural.
- "Tal ação, deve ser feita[...]". Não deve haver separação do sujeito e predicado por vírgula.
- "Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado, a legislação(,) cumprida e essa atual realidade será vivenciada somente em uma obra ficcional.". Eu não tenho 100% de certeza, mas, como você fez uma omissão da locução verbal "poderá ser", ela deve ser marcada por vírgulas. Perceba o que você fez:
Forma extensa: "Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado, a legislação poderá ser cumprida e [...]"
Forma com elipse: "Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado, a legislação(,) cumprida e [...]".

No mais, sua redação está bem estruturada, coesa, com argumentos válidos, com conectivos indispensáveis e com uma proposta completa. Parabéns pelo trabalho, você leva jeito! Deus abençoe! Espero ter ajudado. Siga na persistência e no esforço, o sucesso será alcançado. :)
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