Durante os últimos 4 anos, o Brasil sofreu com um grande aumento de preços dos combustíveis, que por sua vez, afetou os valores das mercadorias e alimentos. Essa inflação diminuiu o poder de compra da população, fazendo com que os mais pobres, consumissem produtos de baixa qualidade ou até mesmo passassem fome. Diante do exposto, quanto menor o salário do trabalhador e maior a desigualdade de renda, mais brasileiros sofrerão com a variação dos preços, precarizando seu acesso a elementos básicos de sobrevivência, como a alimentação.
Outro ponto agravante para a insegurança alimentar é a falta de investimentos governamentais. Apesar da existência de programas que visem reduzir a fome como o "Fome Zero", não há suficiência nessas medidas para ser cumprido seu papel. De tal forma, o desamparo governamental colabora para que a distribuição da produção alimentar permaneça sobre domínio de pequena parcela da população.
Deste modo, é evidente e necessário políticas públicas para garantir o direito à alimentação de todos. Para tal propósito, compete ao Ministério do Desenvolvimento Social - órgão responsável pelas políticas de segurança alimentar - investir na melhoria da qualidade e abrangência de programas já existentes ao combate à vulnerabilidade alimentar por meio de fornecimento de cestas básicas, auxílios financeiros, entre outros. Também é importante que o Ministério do Trabalho providencie recálculo do salário mínimo e campanhas de auxílio a diminuição do desemprego para caucionar condições dignas de alimentação aos cidadãos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.