Por BiancaStudy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Segundo o filósofo Karl Marx, a pobreza não é um problema de ordem natural, mas sim elemento central da acumulação capitalista. À vista disso, a má distribuição de renda, faz com que muitos brasileiros com pouco capital passem fome e desnutrição mesmo em meio a uma abundância de alimentos, gerando assim uma insegurança alimentar. Assim sendo, é devido ação para eliminar as condições que acarretam tal calamidade.
Durante os últimos 4 anos, o Brasil sofreu com um grande aumento de preços dos combustíveis, que por sua vez, afetou os valores das mercadorias e alimentos. Essa inflação diminuiu o poder de compra da população, fazendo com que os mais pobres, consumissem produtos de baixa qualidade ou até mesmo passassem fome. Diante do exposto, quanto menor o salário do trabalhador e maior a desigualdade de renda, mais brasileiros sofrerão com a variação dos preços, precarizando seu acesso a elementos básicos de sobrevivência, como a alimentação.
Outro ponto agravante para a insegurança alimentar é a falta de investimentos governamentais. Apesar da existência de programas que visem reduzir a fome como o "Fome Zero", não há suficiência nessas medidas para ser cumprido seu papel. De tal forma, o desamparo governamental colabora para que a distribuição da produção alimentar permaneça sobre domínio de pequena parcela da população.
Deste modo, é evidente e necessário políticas públicas para garantir o direito à alimentação de todos. Para tal propósito, compete ao Ministério do Desenvolvimento Social - órgão responsável pelas políticas de segurança alimentar - investir na melhoria da qualidade e abrangência de programas já existentes ao combate à vulnerabilidade alimentar por meio de fornecimento de cestas básicas, auxílios financeiros, entre outros. Também é importante que o Ministério do Trabalho providencie recálculo do salário mínimo e campanhas de auxílio a diminuição do desemprego para caucionar condições dignas de alimentação aos cidadãos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Caiunao
Quantidade de postagens
Oláá! Tentarei corrigir o mais coerente possível para te ajudar. Lembrando que eu só sou um aluno com conhecimento limitado. Segue a análise:
- "a má distribuição de renda, faz com que muitos brasileiros [...]". Essa vírgula não pode estar aí, não devemos separar sujeito e predicado por virgula
- "[...] é devido ação para eliminar [...]". Eu entendi o que você quis dizer aqui. Mas eu queria dar uma sigestão. A frase "é devido ação para eliminar" eu considero bem estranha, sugiro usar coisas do tipo: "é necessária uma ação para [...]"
- "[...] fazendo com que os mais pobres, consumissem produtos [...]". Novamente uma vírgula separando sujeito e predicado.
- "Apesar da existência de programas que visem reduzir a fome(,) como o 'Fome Zero' [...] ". A vírgula deve estar ali pra preceder a exemplificação.
- Eu gostei BASTANTE da sua argumentação, de verdade! Mas senti falta e até eu fiquei curioso pra saber mais sobre seu D2, ficou bem curto.
- Sua conclusão está ótima. Contudo, eu achei a finalidade muito superficial, algum corretor pode considerar ela apenas como uma forma de retomar o tema, e não uma finalidade. Por isso, eu vou descontar os pontos da finalidade, pra que você não receba uma nota maior e venha a se decepcionar com alguma correção mais rígida.
- Senti falta dos conectivos no início dos parágrafos. "Sob esse viés" / "Ademais" / "Desse modo". Só sugeri alguns, sei que você usou conectivos, por exemplo, na conclusão. Mas eu acho que fica ainda melhor em todos os parágrafos.

No mais, sua redação está incrível. Falando em um geral, eu apenas sugiro que escreva mais no D2, explicite uma finalidade mais concreta e relacionada com a sua proposta em si, e dê uma atençaozinha maior para a pontuação. Deus abençoe! Espero q eu tenha ajudado. Ótima redação, de verdade. Siga estudando e treinando, o 900+ é seu!!!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Insegurança alimentar no Brasil
por FernandaCSo    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por FernandaCSo
por michamartins    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por michamartins
por EllenAdNaCo    - In: Outros temas
6 Respostas 
348 Exibições
por marianix
6 Respostas 
293 Exibições
por grilaoo
4 Respostas 
775 Exibições
por Mylena2314
por Dorr    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por Dorr
0 Respostas 
75 Exibições
por raisssa
Insegurança Alimentar no Brasil
por Gihtxr    - In: Outros temas
4 Respostas 
148 Exibições
por Gihtxr
por Aluevellyn    - In: Outros temas
0 Respostas 
41 Exibições
por Aluevellyn
A insegurança alimentar no Brasil
por Totosa    - In: Outros temas
1 Respostas 
56 Exibições
por Ivel

O quadro expressionista "O grito&quot[…]

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM