Sob esse viés, é imprescindível analisar o deficitário posicionamento do governo perante essa ameaça social e sua relação com o problema. Sob o ponto de vista de Lilia Schwatecz, a civilização brasileira é vivente de uma perspectiva política de eufemismos, isto é, representantes públicos que, em vez de agirem a favor do bem-estar popular, tendem a negligenciar a urgência das problemáticas, caracterizando-as como mínimas ou não impactantes. A partir disso, em razão da incúria levantada por esses políticos, criam-se lacunas no combate à insegurança alimentícia entre os cidadãos, as quais distanciam esses indivíduos do acesso concreto às refeições diárias pela ineficiência das responsabilidades do Estado, como a distribuição democrática do país no oferecimento de comida, promovendo a ampliação do panorama.
Por conseguinte do cenário indiligente exposto, é restrito o exercício de uma vida plena, sob seus direitos e deveres, às vítimas da situação, gerando uma realidade anticonstitucional. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5, garante, teoricamente, o princípio da isonomia, ou seja, a indiferença de todos diante da lei, a exemplo da igualdade de aplicação de um cotidiano de vida digno. Entretanto, na prática, o conceito se difere do papel, uma vez que, quando introduzido no problema, o ser é vulnerabilizado pelo comprometimento de sua saúde física, mental e moral, já que além de ser privado de um dos pilares básicos da higidez humana _ a alimentação _, é marginalizado na sociedade. Em decorrência disso, percebe-se que os direitos inalienáveis cidadãos não são garantidos integralmente, agravando a questão.
Portanto, o Ministério Público e da Saúde _ órgãos responsabilizados capazes de agir contra impasses nocivos à saúde e bem-estar públicos _ devem desenvolver programas de acesso amplo que disponibilizem cestas básicas montadas pela aquisição e gestão efetiva dos alimentos pelo governo. Isso será aplicado por meio de políticas públicas aprovadas no Congresso Nacional, a fim de desassociar o poder governamental do eufemismo bloqueador do progresso alimentar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.