A princípio, deve-se destacar a ausência de alimentação provocadas pela pobreza presente na sociedade. Acerca disso, o livro " Os Miseraveis", do romancista Victor Hugo, ilustra, por meio de sua narrativa, a fome presente nos indivíduos que se encontram nas situações de extrema pobreza, onde os mesmos não possuem moradia e alimento. Nesse contexto, é perceptível que a inoportunidade de refeições dos pobres é causada pela falta de capital, pois sem esse patrimônio, não há como adquirir sustento. Com isso, é essencial que haja a integração dos indivíduos socialmente vulneráveis na sociedade real, que paralelamente a obra de Victor Hugo, sofre com essas disparidades.
Além disso, torna-se necessário explanar que, a desigualdade social no país perpetua o alto índice da fome nas residências brasileiras. Concomitantemente a este fato, o escritor italiano Luciano De Crescenzo disse: “Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome, e trinta por cento faz dieta”. Depreende-se de tal afirmação que, a desigualdade presente no acesso a alimentação faz com que parte da população sofra com a fome e outra não. Desse modo, fica evidente que a iniquidade de acesso aos recursos e benefícios socioeconômicos impossibilita grande parte da população de se alimentar.
Diante do exposto, conclui-se que a insegurança alimentar e a fome traz chagas a sociedade brasileira. Portanto, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social possibilitar o acesso a alimentação para todos os habitantes do país, por meio da criação de um programa que distribua cestas básicas e vales refeições para a população. Ademais, cabe a este órgão mapear as regiões periféricas do Brasil afim de localizar as zonas com maior vulnerabilidade social, e possibilitar aos habitantes desses locais integração ao mundo do trabalho, para que os mesmos consigam se sustentar.Assim, a população conseguirá usufruir do direito garantido pela Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.