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Por Bruno36445
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#117419
A Constituição Federal de 1988 - conjunto de leis que regem o poder legislativo, judiciário e executivo brasileiro - garante o acesso a alimentação. Outrora, a atual realidade de milhares de pessoas no Brasil se distancia desta salvaguarda constitucional, pois as mesmas são acometidas pela insegurança alimentar. Tal insegurança lhes geram inúmeros problemas, dentre eles, a desnutrição. Logo, faz-se necessária a compreensão dos impactos gerados pela ausência da refeição na sociedade brasileira.
A princípio, deve-se destacar a ausência de alimentação provocadas pela pobreza presente na sociedade. Acerca disso, o livro " Os Miseraveis", do romancista Victor Hugo, ilustra, por meio de sua narrativa, a fome presente nos indivíduos que se encontram nas situações de extrema pobreza, onde os mesmos não possuem moradia e alimento. Nesse contexto, é perceptível que a inoportunidade de refeições dos pobres é causada pela falta de capital, pois sem esse patrimônio, não há como adquirir sustento. Com isso, é essencial que haja a integração dos indivíduos socialmente vulneráveis na sociedade real, que paralelamente a obra de Victor Hugo, sofre com essas disparidades.
Além disso, torna-se necessário explanar que, a desigualdade social no país perpetua o alto índice da fome nas residências brasileiras. Concomitantemente a este fato, o escritor italiano Luciano De Crescenzo disse: “Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome, e trinta por cento faz dieta”. Depreende-se de tal afirmação que, a desigualdade presente no acesso a alimentação faz com que parte da população sofra com a fome e outra não. Desse modo, fica evidente que a iniquidade de acesso aos recursos e benefícios socioeconômicos impossibilita grande parte da população de se alimentar.
Diante do exposto, conclui-se que a insegurança alimentar e a fome traz chagas a sociedade brasileira. Portanto, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social possibilitar o acesso a alimentação para todos os habitantes do país, por meio da criação de um programa que distribua cestas básicas e vales refeições para a população. Ademais, cabe a este órgão mapear as regiões periféricas do Brasil afim de localizar as zonas com maior vulnerabilidade social, e possibilitar aos habitantes desses locais integração ao mundo do trabalho, para que os mesmos consigam se sustentar.Assim, a população conseguirá usufruir do direito garantido pela Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#117434
NOTA FINAL 940!
Olá! Vamos à correção da sua redação.

Em relação ao critério de desenvolvimento do tema proposto e uso de repertório sociocultural produtivo, você apresentou uma boa introdução que contextualiza o problema da insegurança alimentar no Brasil. No entanto, é importante destacar que a argumentação precisa ser mais consistente e embasada em dados concretos para fortalecer a tese defendida. Além disso, seria interessante citar outras fontes além do livro "Os Miseráveis" para enriquecer o repertório sociocultural.

Quanto ao critério de textualidade dissertativo-argumentativa com tese, argumentação e conclusão, você cumpriu bem essa exigência. A sua redação possui uma estrutura clara e coerente com um ponto de vista definido desde a introdução até a conclusão.

No quesito uso de argumentos e citações coerentes relacionados ao tema proposto, há espaço para melhorias na sua redação. É fundamental trazer informações precisas sobre os índices atuais da insegurança alimentar no país ou exemplos reais que ilustrem as consequências desse problema na vida das pessoas afetadas por ele.

Sobre articulação das partes do texto e uso diversificado dos recursos coesivos (conectivos), percebi alguns problemas em relação à organização dos parágrafos. Por exemplo: o segundo parágrafo poderia estar melhor conectado com o primeiro se houvesse uma frase introdutória explicando como a pobreza está diretamente ligada à falta de acesso aos alimentos; já o terceiro parágrafo poderia começar com um conectivo indicando continuidade ou contraste em relação às ideias anteriores. Além disso, é importante variar o uso dos conectivos para evitar repetições.

Por fim, em relação à proposta de intervenção detalhada contendo ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito, você apresentou uma sugestão interessante que contempla tanto o acesso aos alimentos quanto à integração social dos indivíduos vulneráveis. No entanto, seria necessário especificar melhor como essa distribuição das cestas básicas e vales refeições seria feita na prática (por exemplo: quem seriam os beneficiários? Como seria feita a seleção desses beneficiários? Qual seria o orçamento destinado ao programa?).

Em resumo, sua redação possui pontos positivos como estrutura bem definida e proposta de intervenção coerente com o tema abordado. Por outro lado, há espaço para melhorias no que diz respeito ao embasamento argumentativo mais consistente e diversificado; organização textual mais clara; além da necessidade de especificações adicionais na proposta de intervenção sugerida.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar bastante para desenvolver ainda mais suas habilidades em escrita.

Sua redação possui 16 desvios!
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