Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas do governo para combater a insegurança alimentar na sociedade. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, devido à negligência estatal, a falta de alimentação é algo que vem sendo muito presente na sociedade atual. Com isso, é necessário a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Em segunda análise, a sociedade tem papel determinante na permanência do impasse em meio a nação. Com isso, Karl Marx afirma "a história da sociedade até aqui é a história de luta de classes", uma frase na qual deixa claro que a questão das desigualdades sociais no Brasil é sistemática e antiga. Além disso, haver pessoas em estado crítico de insegurança alimentar em locais sem problemas de abastecimento sugere que a fome no mundo também é uma questão sociocultural.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para isso, é imprescindível a atuação social e principalmente do ministério da cidadania, por meio de investimento na melhora da qualidade de programas já existentes, que visam fornecer alimentos para os indivíduos vulneráveis, e uma sociedade na qual fale mais sobre esse problema com o intuito de solucioná-lo, podendo fazer campanhas e palestras informativas e para conscientizar a população, também podendo entrar em projetos de caridade ajudando com cestas básicas e refeições distribuídas. Assim, podendo acabar com os problemas do da insegurança alimentar no Brasil hodierno.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada