Sob esse viés, é válido ressaltar que a negligência estatal em assegurar refeições adequadas para todos os cidadãos faz persistir esse cenário. De acordo com o 6º artigo da Constituição Federal de 1988, toda pessoa tem direito à, entre outras coisas, alimentação. Nessa perspectiva, porém, é notado que o governo por vezes ignora isso e não cumpre com o seu dever, levando muitas famílias a não ter o que comer e, assim, ficarem desprovidas de força para trabalhar ou estudar com qualidade.
Ademais, a crescente inflação no país é responsável por ainda existir condições precárias de suprimentos alimentares. Segundo o Plano de Metas do presidente da década de 1950, Juscelino Kubitschek, houve o desenvolvimento de várias camadas da economia, no entanto, aumentou a inflação e a desigualdade social. Sob essa ótica, ao que corresponde as condições de suprimentos alimentares, os que vivem em vulnerabilidade financeira com o aumento no custo dos alimentos passam a comprar produtos com menor valor nutricional inviabilizando refeições saudáveis. Além disso, a falta de incentivo para a agricultura familiar exponencia o encarecimento dos alimentos.
Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a fome no Brasil causa. A fim de que todos tenham seu direito ao acesso a comida, é dever do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS), por meio de verbas orçamentárias, reformular programas sociais, como o Bolsa Família, com a finalidade de criar um sistema de ticket onde seria destinado a compra de alimentos com menos impostos. Assim, haverá a ruptura da realidade vivida em "Vidas Secas".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada