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No século XVIII, o carvão mineral recebeu destaque durante a primeira revolução industrial, pois a partir do minério, era possível fabricar energia para as indústrias e para os transportes. De maneira análoga, a sociedade brasileira contemporânea optou pela sustentabilidade, ou seja, utilizando fontes energéticas que não prejudicam veemente o meio ambiente, contudo, o desperdício do uso insere-se em pauta. Tal problemática se intensifica através de dois fatores: a cultura do desperdício e a negligência governamental.

A princípio, é necessário frisar que a população nacional se desvincula do consumo doutrinado do meio elétrico e consequentemente, imperando um crescente índice de desperdício. Segundo o historiador Thomas Fuller, “enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água”. É exatamente nesse raciocínio proposto que se insere o individuo brasileiro que omite o uso sustentável do bem energético, uma vez que descartam a concepção futura das consequências do consumo desenfreado de eletrodomésticos. Sob esse viés, os custos se tornam notáveis tanto economicamente quanto nacionalmente, considerando o preço a ser pagado pela produção elétrica.

Por outro lado, vale postular que o governo federal falhou com a previsão dos problemas resultantes da situação. Para ilustrar, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de “instituições zumbis”, segundo o qual as instituições, dentre elas o estado, mantêm sua forma a todo custo, mas perderam sua função social. Desse modo, a ideia construída pelo pensador se relaciona com o estado que, ao deixar de se importar com o setor energético, contribui para o déficit nesse campo.

Por conseguinte, se torna evidente que diante dos problemas do uso não racional da energia, sejam propostas alternativas para contornar este mal. Nesse âmbito, cabe ao poder do ministério de minas e energia em parceria com a mídia nacional, promover campanhas educativas – por meio de palestras e cartilhas a fim de orientar a população dos malefícios do uso não consciente da eletricidade. Por sua vez, o governo federal deve investir com mais rigidez em tal setor. Dessa forma, uma sociedade brasileira baseada na sustentabilidade e no uso consciente conseguirá existir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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