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#42105
  • Inclusão de experiências
    Indivíduos acima de 60 anos enfrentam dificuldades na conquista de uma vaga de emprego no mercado de trabalho formal no Brasil. Tal conjuntura se dá por diversos fatores, dentro os quais, destacam-se a falta de aparato legislativo para articular a contratação de idosos e ao aumento significativo dessa parcela social. Dessa maneira, é importante resolver as instâncias que dificultam a contratação da terceira idade no país.
    Em primeira análise, uma mudança na estrutura etária no Brasil é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, ao apontar que em até 2060 haverá mais de 70 milhões de idosos em detrimento de menos de 40 milhões de jovens. Isso porque, atrelada a queda de natalidade, principalmente após o século XX, o avanço da medicina aumentou a expectativa de vida da sociedade. Consequentemente, com a maior presença de idosos faz-se necessário que os mesmos ingressem no ambiente laboral para implementar a renda pessoal e, até, familiar, tendo em vista que a quantidade de jovens na família está decrescendo.
    Por conseguinte, o filósofo Platão diz que "mais importante do que viver é viver bem". Sob esse viés, a falta de leis que assegurem a contratação dos idosos no mercado de trabalho vai de encontro com a teoria do pensador, uma vez que o emprego dá segurança financeira aos cidadãos, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida. Como consequência, a elevação da taxa de desemprego sofre uma elevação de mais de 3% ao ano, como aconteceu em 2016, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
    Infere-se, portanto, que o Brasil precisa de políticas públicas que incluem as experiências dos idosos no mercado de trabalho. Logo, urge a necessidade do Poder Legislativo exigir que empresas públicas e privadas incluam em seus colaboradores pelo menos 15% de pessoas com 60 anos ou mais, por meio de uma lei, para, assim, atenuar o crescente desemprego dessa parcela social. Somando-se a isso, o Governo Federal deve usar as midias sociais, como a televisão, para construir uma concepção na população sobre uma nova realidade da estrutura etária do país, através de campanhas publicitárias, a fim de impulsionar a aceitabilidade dos idosos no mercado. Contudo, esforços somados entre população e governo o país caminha para melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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