Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falibilidade crítica da população para combater essa problemática. Nesse sentido, a ação dos brasileiros em aceitarem serem influenciados acaba resultando na manipulação de suas decisões por se espelhar em nos influencers digitais, ignorando totalmente suas opiniões ou condições financeiras, como se estivesses sofrendo uma "lavagem cerebral". Esse pensamento, faz jus a afirmação do historiador brasileiro Leandro Karnal Carnal onde "Uma das características da cultura é tornar normal o que não é", já que, a falha reflexiva e o comportamento social está contribuindo com a ocorrência desse tema.
Ademais, é fundamental apontar a carência de debate como impulsionador desse problema no Brasil. Isso, porque atualmente é considerado uma estratégia de marketing para as empresas para anunciarem seus produtos e, por as pessoas também quererem ser influenciadores. Tudo pelo fato destes venderem a ideia de uma vida perfeita e acesso às novidades disponíveis no mercado. Diante de tal exposto, a citação do escritor português José Samargo para quem "A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos à frente" encaixa-se perfeitamente, pois a supressão reflexiva e a normalização dessa ocorrência cristaliza a perduração desse cenário.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o imaginário coletivo, por intermédio de debates acerca do assunto, faça com que haja o desenvolvimento crítico nas pessoas, a fim de que elas sejam mais racionais e passem a ser mais empoderadas e não deixarem que ninguém interfira em suas decisões. Só então, será possível dar uma reação de igual intensidade a força propagada pela temática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.