Em primeiro lugar, é válido ressaltar a falsa sensação de escolha de consumo. De acordo com Augusto Cury, escritor brasileiro, "a aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica tola dirigida a elas". A respeito de tal analise, é evidente a importância do senso crítico para tratar a chegada de novas ideias, porém, infelizmente, o que se observa na sociedade contemporânea é uma grandiosa passividade, em que à o desaparecimento do ato de se questionar, visto que as bolhas sociais e digitais se blindam cada vez mais.
Por conseguinte, vale ressaltar os perigos do consumo desenfreado. Segundo uma pesquisa recente do G1, 76% dos brasileiros não consomem de forma consciente, esse dado exorbitante tem influência direta com os dominantes digitais, pois a maior parcela desses "influencers" se exibe mostrando somente "faces perfeitas" com a vida baseado no verbo consumir, sem se preocupar com repercussão negativo que essa ação pede causar na sociedade.
Portanto, visto que tal influência é em maioria maléfica, é mister que medidas devem ser tomadas. Sendo assim, para mitigar a alienação causada pela falsa sensação de escolha, urge que o MEC aliado a veículo midiáticos, por meio de verbas governamentais, crie o projeto "refletir para evoluir" que aconteceria em escolas e praças públicas, com o objetivo de alertar sobre perigos de manipulação à respeito do consumo, para que a sociedade tenha mais criticidade e soberania nas escolhas. Dessa forma não tendo mais uma similaridade com o consumo e a padronização excessiva de 1920.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.