Avatar do usuário
Por ismaelx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77954
Nos anos 20, ocorreu nos Estados Unidos um dos maiores marco do impacto da globalização na sociedade, denominado "American Way of life" que é, resumidamente,, um estilo de vida americana baseado no consumismo e na padronização social, algo que cresceu tanto que influenciou outros países, inclusive o Brasil. Atualmente, de maneira similar, surge os influenciadores digitais, que apesar de não impactar nações, tem efeito direto em determinadas bolhas. Dessa maneira, causando vários efeitos maléficos nas decisões de consumo, como: a falsa sensação de escolha e, por consequência um aumento no consumo desenfreado.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar a falsa sensação de escolha de consumo. De acordo com Augusto Cury, escritor brasileiro, "a aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica tola dirigida a elas". A respeito de tal analise, é evidente a importância do senso crítico para tratar a chegada de novas ideias, porém, infelizmente, o que se observa na sociedade contemporânea é uma grandiosa passividade, em que à o desaparecimento do ato de se questionar, visto que as bolhas sociais e digitais se blindam cada vez mais.
Por conseguinte, vale ressaltar os perigos do consumo desenfreado. Segundo uma pesquisa recente do G1, 76% dos brasileiros não consomem de forma consciente, esse dado exorbitante tem influência direta com os dominantes digitais, pois a maior parcela desses "influencers" se exibe mostrando somente "faces perfeitas" com a vida baseado no verbo consumir, sem se preocupar com repercussão negativo que essa ação pede causar na sociedade.
Portanto, visto que tal influência é em maioria maléfica, é mister que medidas devem ser tomadas. Sendo assim, para mitigar a alienação causada pela falsa sensação de escolha, urge que o MEC aliado a veículo midiáticos, por meio de verbas governamentais, crie o projeto "refletir para evoluir" que aconteceria em escolas e praças públicas, com o objetivo de alertar sobre perigos de manipulação à respeito do consumo, para que a sociedade tenha mais criticidade e soberania nas escolhas. Dessa forma não tendo mais uma similaridade com o consumo e a padronização excessiva de 1920.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
154 Exibições
por larisabrito
2 Respostas 
357 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
200 Exibições
por Hemilyeyy
0 Respostas 
176 Exibições
por Beatrix20
1 Respostas 
415 Exibições
por maria251005
0 Respostas 
185 Exibições
por Ivel
0 Respostas 
74 Exibições
por 123447
0 Respostas 
345 Exibições
por sophiagabr
8 Respostas 
1021 Exibições
por Lourencogom
0 Respostas 
161 Exibições
por Lourencogom

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM