Avatar do usuário
Por Bia123467
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77360
De acordo com a obra "Utopia" de Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de conflitos e de problemas. Entretanto, o que se observa no atual cenário é o contrário do que o autor prega, visto que os influenciadores digitais causam impactos na decisão de consumo na conjuntura hodierna. Esse panorama ocorre tanto em função da irresponsabilidade individual, quanto do descaso do meio midiático para com a sociedade. Nesse sentido, é fundamental discutir o que motiva tal adversidade, bem como a implicação desse cenário na população brasileira.


Em primeira instância, cabe ressaltar que o descaso do meio midiático no que tange à sociedade, é um dos principais catalisadores da problemática. De acordo com a teoria do contrato social de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem estar da população. Nessa perspectiva, é nítido o crescimento da responsabilidade civil dos influenciadores sociais, e a desinformação dos seguidores vem causando consequências irreversíveis para usuários das redes sociais. Dessa maneira, observa-se que vários influenciadores promovem falsos produtos para um “corpo perfeito", como os de emagrecimento, de pele, cabelo e o que deve ou não deve vestir, além de promoverem um padrão de vida perfeita repleta de luxo. Entretanto, por trás de toda essa “promoção” existem vários procedimentos estéticos e dinheiro envolvido, e muitos usuários não dão importância para essa problemática, onde se observa que muitos compram esses produtos mesmo estando consciente de tal mazela, além da escassez da divulgação nas redes midiáticas. Assim, enquanto essa desinformação se mantiver, a população brasileira só irá contribuir para o aumento desses impactos que os influencers estão causando na sociedade.


Ademais, a irresponsabilidade individual destaca-se para um perigoso legado para o país. Sob essa perspectiva, no episódio da série da Netflix Black Mirror - Queda livre, relata uma sociedade com pessoas que são movidas por números de seguidores, porém muitas não são verdadeiramente o que promovem na rede social. Nesse viés, fatores como a insegurança, depressão, ansiedade, ou até doenças ocasionadas pelo consumo excessivo de produtos sem buscar informações com profissionais que possam os auxiliarem, são consequências dessa irresponsabilidade civil dos influenciadores. Evidentemente, o indivíduo, imerso em si mesmo, não consegue enxergar tal impacto que as redes sociais vem causando na população, como um meio de vários influencers se beneficiarem a si próprio. Por conseguinte, é importante enfatizar a necessidade de valores empáticos, para que a população saiba da importância de se manter informado.


Interfere-se, portanto, a necessidade da mitigação dos entraves em prol da diminuição dos impactos na decisão de consumo que os influenciadores vêm promovendo, uma vez que o imbróglio é persistente. Destarte, cabe ao Órgão de Comunicação (Responsável pelas mídias no geral) junto com empresas grandes fiscalizar os produtos que são promovidos em suas plataformas, de modo que seja certificado que aquele produto é de fato próprio para a população consumir e não uma enganação. Outrossim, realizar campanhas informativas na mídia, visando conscientizá-los e informá-los sobre a importância de se informar quanto aos produtos que são promovidos pelos influenciadores, e desmascarar a vida perfeita que muitos afirmam ter. Logo, somando isso podemos futuramente nos tornar uma sociedade segundo Thomas More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
184 Exibições
por larisabrito
2 Respostas 
389 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
217 Exibições
por Hemilyeyy
0 Respostas 
93 Exibições
por 123447
0 Respostas 
380 Exibições
por sophiagabr
8 Respostas 
1125 Exibições
por Lourencogom
0 Respostas 
189 Exibições
por Lourencogom
0 Respostas 
338 Exibições
por Mimiya10
2 Respostas 
398 Exibições
por Emiliasa17
0 Respostas 
129 Exibições
por Castru

Bom dia, sua redação possui alguns e[…]

Bom dia, sua redação tem alguns erro[…]

De acordo com a Constituição Federal[…]

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM