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Com o processo de globalização e o avanço de meios digitais, a sociedade tornou- se tecnológica e manipulável. Paralelamente, aproveitando-se dessa dependência, surgiram os "influencers digitais" que estimulam seus seguidores a comprar produtos anunciados nas mídias sociais. Observa-se um problema que tem como causas o consumismo e a alienação social.
Primeiramente, a necessidade de consumir é um desafio presente no problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "eu só sou, se eu consumir". Ao se aproveitar dessa condição social, as empresas investem em influenciadores digitais para conectar o produto com o consumidor de maneira mais simples. Logo, por meio de uma estratégia empresarial, seus produtos ganham mais visibilidade e prestígio.
Em paralelo, a sociedade alienada é um entrave que tange ao problema. De acordo com a tese "Fetichismo da mercadoria" de Karl Marx, o indivíduo se sente mais rico e glamouroso proporcionalmente ao preço dos seus objetos. Analogamente, as pessoas, principalmente os jovens, acreditam que a felicidade encontra-se nos bens materiais e que terão "status" por possuírem objetos mais caros. Desse modo, os influenciadores encontram no público juvenil uma forma de aumentar sua credibilidade e atraí-los cada vez mais.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cultura deve estimular a busca de outras formas de entretenimento, como atividades ao ar livre e programas em família, através de campanhas e debates sobre os hábitos de consumo influenciados pelas mídias de massa, com o objetivo de frear a dependência midiática. Ademais, a sociedade necessita tomar consciência das estratégias de "marketing" para evitar gastos desnecessários. Espera-se assim, barrar o crescente número de "influenciados digitalmente".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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