• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Bruna189
Quantidade de postagens
#56990
A obra de Jorge Amado, Capitães de Areia, mostra a vida de meninos abandonados vivendo em um trapiche, os quais convivem constantemente com a criminalidade para sustento próprio. Não muito distante da história na literatura, muitos jovens continuam perdendo sua infância e são marginalizadas para o crime, vivendo nas mazelas sociais onde veem no tráfico e em roubos uma oportunidade fácil para seu progresso pessoal, já que a Lei da Maioridade Penal dificulta a prisão desses menores.
Além do mais o crime utiliza da Lei da Maioridade Penal em benefícios próprio no intuito de usar jovens para cometer os delitos e serem absolvidos pela justiça, os quais continuam assim na criminalidade, o que muitas vezes não é pensado pelos menores delinquentes é que o próprio crime os utiliza como peões descartáveis como no jogo de xadrez, sem importar se serão mortos, pois outros menores certamente serão postos em seus lugares.
Certamente a lei acaba dificultando a prisão de jovens no mundo do crime, os quais, quando conseguem chegar na fase adulta, muitas vezes, vão parar em penitenciaria , mas como passaram uma vida inteira marginalizados, não conhecem outro caminho a não ser o crime e continuam , mesmo após sua soltura, cometendo os mesmos delitos.
Portanto, a redução da maioridade penal auxiliaria na prisão desses menores infratores, minimizando a aliciação desses jovens para o mundo do crime, onde os mesmos viriam que não seria tão fácil escapar de uma penitencia mais severa. Ademais, é necessário um olhar mais social do Estado com estes menores quando presos, através de medidas educativas e oferecendo recursos de estudo e trabalho, mostrando assim para esses jovens que existe um futuro humanizado, não somente como peças descartáveis do crime.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#57013
A obra de Jorge Amado, "Capitães de Areia", mostra a vida de meninos abandonados vivendo em um trapiche, os quais convivem constantemente com a criminalidade para sustento próprio. [faltou conectivo] Não muito distante da história na literatura, muitos jovens continuam perdendo sua infância e são marginalizadas para o crime, vivendo nas mazelas sociais onde veem no tráfico e em roubos uma oportunidade fácil para seu progresso pessoal, já que a Lei da Maioridade Penal dificulta a prisão desses menores. [faltou apresentar sua tese, por exemplo: "Assim, ações são necessárias para a resolução dessa problemática"]

Em primeiro lugar, Além do mais o crime < melhorar a expressão, você se refere as pessoas criminosas e não o crime] utiliza da Lei da Maioridade Penal em benefícios próprio no intuito de usar jovens para cometer os delitos e serem absolvidos pela justiça, os quais continuam assim na criminalidade, o que muitas vezes não é pensado pelos menores delinquentes é que o próprio crime os utiliza como peões descartáveis como no jogo de xadrez, sem importar se serão mortos, pois outros menores certamente serão postos em seus lugares.
* Divida suas ideias em períodos = frases. Não faça um parágrafo corrido assim
* Use conectivos, porque você perde nota se não usar
* Estrutura do desenvolvimento: apresentação do argumento (sobre o que você vai desenvolver?) + repertório (o que vai comprovar a sua argumentação? Uma citação, um dado, uma lei? Cite) + argumentação (seu ponto de vista impessoal (você explica e argumenta sobre o repertório) + arrematação (você finaliza o parágrafo, termina o raciocínio da sua argumentação, porque no próximo parágrafo você vai desenvolver outro argumento, um diferente)


Além disso, Certamente a lei < qual lei? cite] acaba dificultando a prisão de jovens no mundo do crime, os quais < está repetindo muito isso e até sem necessidade, use sinônimos], quando conseguem chegar na fase adulta, muitas vezes, vão parar em penitenciária , mas como passaram uma vida inteira marginalizados, não conhecem outro caminho a não ser o crime e continuam, mesmo após sua soltura, cometendo os mesmos delitos.
* Mesma coisa, precisa entender melhor a estrutura dos parágrafos

Portanto, a redução da maioridade penal auxiliaria na prisão desses menores infratores, minimizando a aliciação desses jovens para o mundo do crime, onde os mesmos viriam que não seria tão fácil escapar de uma penitenciária mais severa. Ademais, é necessário um olhar mais social do Estado com estes menores quando presos, através por meio de medidas educativas e oferecendo recursos de estudo e trabalho, mostrando assim para esses jovens que existe um futuro humanizado, não somente como peças descartáveis do crime.
* Cuidado com o gerúndio -ndo. Evite ele na redação, use o menos possível

Espero ter ajudado! :D
Avatar do usuário
Por Bruna189
Quantidade de postagens
#57019
Bom dia, gostaria de saber se posso colocar essa redação corrigida novamente ou se tenho que fazer outra diferente, muito obrigada pela sua correção, está me ajudando muito mesmo!
#57029
@Bruna189, pode ser como você quiser, mas é bom fazer tema diferente pra você ampliar seu conhecimento e não ser pega de surpresa na hora da prova

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM