TÍTULO: Egoísmo e Solidão
CONCURSO: ITA/IME
Segundo estudo realizado pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, a população brasileira, durante a pandemia da COVID-19, tornou-se mais individualista, colocando interesses individuais em primeiro plano. À vista disso, conforme a pesquisa, é possível inferir que a sociedade, quando fragilizada, ausenta-se do coletivo, priorizando e enfatizando atitudes egoístas e, por consequência, solitárias. Dessa forma, é fulcral que os malefícios do individualismo sejam analisados.
Em primeiro lugar, é imprescindível salientar como o egoísmo está intrinsecamente associado ao individualismo. Acerca disso, Émile Durkheim, célebre sociólogo, reitera que o egoísmo tem origem nas relações sociais. Sob essa ótica, entende-se que o ser humano não nasce egoísta, mas torna-se devido à sociedade, principalmente quando essa está economicamente frágil, exigindo que os indivíduos prezem unicamente pelo próprio bem-estar e negligenciam ajuda para os necessitados, enfatizando, portanto, os interesses egocêntricos. Dessa maneira, associa-se o individualismo ao egoísmo, tendo em vista que as consequências ocasionadas ao desfazer-se dos vínculos sociais contribuem para que a ótica do indivíduo tenha enfoque unicamente nos benefícios próprios.
Em segundo lugar, é fundamental acentuar os malefícios gerados pelo isolamento do cidadão, da sociedade hodierna. Nesse sentido, o filme americano "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças", de 2004, expõe a ideia da solidão, evidenciando os conflitos internos do protagonista que deseja apagar as suas memórias relativas à companheira, mas é incapaz de fazê-lo por medo de ficar sozinho. Evidencia-se, desse modo, a necessidade do ser humano de formar laços para a sua própria saúde mental, evitando a solidão. Entretanto, um paradoxo é gerado pela sociedade que pensa, erroneamente, que o melhor para o indivíduo necessitado é se afastar do coletivo, quando, na verdade, isso culminaria no sentimento solitário, roborando ainda mais as instabilidades emocionais do cidadão.
É indispensável discutir-se, portanto, sobre os malefícios do individualismo para o cidadão. Para tanto, evidenciam-se a solidão e o egoísmo como principais consequências negativas ao indivíduo. Por fim, ressalta-se o efeito amplificador da pandemia da COVID-19 para o tema.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.