• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por RyuuzakLuiz
Quantidade de postagens
#73479
Hoje,na sociedade brasileira, as políticas de proteção ao patrimônio indígena, estão sendo ameaçadas por agentes privados, que desejam satisfação econômica a preço da integridade cultural indígena.Nessa perspectiva,mostra-se relevante pensar nos efeitos que a ação dos grupos que detém o monopólio econômico provocam na egemonia nativo indo-brasileira ,uma vez que, ultrapassam limites territoriais, provocando a retração das comunidades indígenas;como também o desmatamento e extração de minerais.
Com a expansão urbana, devido ao crescimento populacional ,empreiteras,construtoras, empresas imobiliárias procuram,"com",ou sem ,o apóio do governo promover projetos espansionista além de terras indígenas.Esse embate gera discussões políticas, manifestações, e até mesmo atitudes mais agrecivas de ambos os laudos. Com base nisso, é possível perceber as dificuldades enfrentadas pelos índios em relação a essas atuais situações.
Ademais, vale também lembra, que o desmatamento e a exploração, em áreas de preservação indígena, gera represália. Isso porque os índios, em contraste a ações de grileiros e garimpeiros ,lutam pela defesa de seu território. O Brasil apresenta continuamente problemas de mesmo caráter.
Para superar essas questões é necessário políticas rígidas de preservação ambiental. Controle e disponibilidade governamental a questões indígenas. Disponibilizar apóio militar no combate de transgressores. E dever do governo e indispensável o apóio populacional para combater esse male, e preservar a cultura indígena.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por maiconpgtu
Quantidade de postagens
#73597
Hoje, na sociedade brasileira, as políticas de proteção ao patrimônio indígena, estão sendo ameaçadas por agentes privados, que desejam satisfação econômica a preço da integridade cultural indígena.Nessa perspectiva,mostra-se relevante pensar nos efeitos que a ação dos grupos que detém o monopólio econômico provocam[1] na egemonia[2] nativo indo-brasileira ,uma vez que, ultrapassam limites territoriais, provocando a retração das comunidades indígenas;como também o desmatamento e extração de minerais.

  • :arrow: [1] Possível erro de concordância verbal:
o monopólio econômico provoca
  • :arrow: [2] Erro de ortografia:
hegemonia

Com a expansão urbana,<Pontuação inadequada] devido ao crescimento populacional ,empreiteras[3],construtoras, empresas imobiliárias procuram,"com",ou sem ,o apóio [4]do governo promover projetos espansionista[5] além de terras indígenas.Esse embate gera discussões políticas, manifestações, e até mesmo atitudes mais agrecivas[6] de ambos os laudos. Com base nisso, é possível perceber as dificuldades enfrentadas pelos índios em relação a essas atuais situações.

  • :arrow: [4] ERRO DE ORTOGRAFIA: apoio
    :arrow: [5] ERRO DE ORTOGRAFIA: expansionista
    :arrow: [6] ERRO DE ORTOGRAFIA: agressivas
    :arrow: FALTOU ARREMATAÇÃO + REPERTÓRIO + TÓPICO FRASAL


Ademais, vale também lembra, que o desmatamento e a exploração, em áreas de preservação indígena, gera represália. Isso porque os índios, em contraste a ações de grileiros e garimpeiros ,lutam pela defesa de seu território. O Brasil apresenta continuamente problemas de mesmo caráter.

  • :arrow: FALTA DE REPERTÓRIO :?


Para superar essas questões é necessário políticas rígidas de preservação ambiental. Controle e disponibilidade governamental a questões indígenas. Disponibilizar apóio[7] militar no combate de transgressores. E dever do governo e indispensável o apóio [8]populacional para combater esse male, e preservar a cultura indígena.

:arrow: [7] E [8] - ERRO DE ORTOGRAFIA: apoio
  • :arrow: INTERVENÇÃO INCOMPLETA:
    :idea: TEVE FALTA: :roll:
    :arrow: AGENTE :cry:
    :arrow: EFEITO :cry:
    :arrow: MODO :cry:
    :arrow: DETALHAMENTO :cry:

Preconceito Linguístico

Conforme o poema "Pronominais" de Oswald[…]

Segundo dados do relatório Livre para Menst[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi[…]

Atualmente os jovens estão se sentido press[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM