Diante desse cenário, percebe-se que a importância da inclusão social é algo fundamental e crucial dos direitos humanos e no desenvolvimento de uma sociedade equitativa. Segundo a pesquisa nacional de saúde feita pelo IBGE, dentre as pessoas com deficiência, aquelas com deficiência intelectual encontravam-se em situação de maior desvantagem pois tinham menor percentual de pessoas com pelo menos ensino médio completo e com maior percentual sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. Sendo assim, a busca pela inclusão social é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os cidadãos tenham direito e oportunidade de desfrutar de uma qualidade de vida digna.
Ademais, é válido que, infelizmente, a exclusão social ainda é uma realidade para muitos em todo o mundo. Nessa perspectiva, como dito por Paulo Freire, educador brasileiro "A inclusão social acontece quando se aprende com as diferenças e não com igualdades". Desse modo, a exclusão social resulta em desigualdades gritantes, tanto em termos de renda, como de acesso a serviços básicos, como educação, saúde e moradia.
Portanto fica evidente a necessidade de medidas que venham a ampliar a inclusão social. Para isso sabe a cada um de nós ter um papel a desempenhar na promoção de inclusão social, seja através do combate ao preconceito, da defesa de políticas inclusivas ou da participação ativa em iniciativas que promovam a igualdade. Somente assim poderemos construir um mundo verdadeiramente inclusivo, onde todos tenham oportunidade de realizar seu potencial e contribuir para o bem-estar coletivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.