Convém ressaltar, a princípio, que a falta de acesso à educação está entre os motivos para a permanecia da problemática da exclusão social. Deficiência é como chamamos algum tipo de problema na estrutura fisiológica, anatômica ou psíquica de uma pessoa. É visível a grande dificuldade de acesso a uma boa educação, já que muitas escolas não tem estrutura ou pessoas qualificadas, como professores, para determinadas deficiências e isso futuramente tem reflexo no mercado de trabalho, onde essas mesmas pessoas, não conseguem se destacar.
É indiscutível que a descriminação social está entre as causas do problema, tendo em vista que homossexuais e transexuais muitas vezes chegam a ser fisicamente e verbalmente agredidos em ambientes públicos, e até em seu ambiente de trabalho.
Nessa lógica, segundo Freud em seu livro, “psicologia das massas e analise do eu”, indivíduos tendem a suprimir o próprio ego e agir de acordo com o meio, oprimindo as diferenças. Assim, vale ressaltar a importância de certos setores da sociedade na formação cidadã do brasileiros, para que o cenário visto pela escassez de inclusão social se modifique positivamente.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o governo, em parceria com o Ministério da Educação, invista na infraestrutura das escolas e na formação de educadores para receber os alunos com determinada deficiência. Nesse sentido, o intuito de tal medida é facilitar o acesso à educação, assim formando profissionais qualificados no futuro, onde espera-se que a inclusão social seja maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada