Avatar do usuário
Por Anonimo2022
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#93717
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a exclusão social no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a ánalise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a exclusão. Nesse sentido, persiste a falta de inclusão social, onde negros, deficientes, homossexuais e as pessoas de classe baixa são os mais afetados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador da exclusão social no Brasil. Segundo o instituto de pesquisas do Datafolha, 30% dos brasileiros dizem ter sofrido preconceito por classe social e 26% por religião. Diante de tal exposto, é notório os dados alarmantes, o que infelizmente é evidente no país. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o poder Judiciário, crie por meio de investimentos, mais programas de conscientização e inclusão social, assim como o Bolsa Família. Tais programas trarão a igualdade de direitos para todos os indivíduos que necessitam de apoio da população para grupos igualitários. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Inclusão e exclusão social
por toddy    - In: Outros temas
0 Respostas 
186 Exibições
por toddy
Inclusão e Exclusão Social
por Alison2888    - In: Outros temas
0 Respostas 
110 Exibições
por Alison2888
Inclusão e Exclusão Social
por Alison2888    - In: Outros temas
0 Respostas 
100 Exibições
por Alison2888
6 Respostas 
357 Exibições
por deboraaa
2 Respostas 
195 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
160 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
129 Exibições
por Liz167
0 Respostas 
89 Exibições
por Estercostah
Preconceito linguístico e exclusão social
por Kauanzin    - In: Outros temas
0 Respostas 
97 Exibições
por Kauanzin
Preconceito linguístico e a exclusão social
por Kauanzin    - In: Outros temas
0 Respostas 
100 Exibições
por Kauanzin

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Merenda escolar

A alimentação é essencial em[…]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM