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Por antonio1234
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#70149
Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, o protagonista é um autodidata, porém isso é muito mal visto por suas vizinhas, para as quais de nada vale tanta leitura quando não se é bacharel. Ora, se o Brasil lê pouco é porque sua visão de livros é ligada demasiadamente aos cargos e diplomas. Portanto, mais que incentivá-la é preciso matar o câncer da sociedade brasileira: a cultura bacharelesca.
   Em primeiro lugar, este hábito saudável está atrelado à ascensão social. Porque é enciclopédica, a educação que cá se dá é montada não para estimular o anseio por justiça e vida retas, mas para passar em provas e entrevistas de emprego. Posto isso, é importante relembrar que ninguém gosta de tudo, o que faz com que a memória se retenha apenas no essencial. Porém, igualmente essencial é ter uma base comum, que é as aulas de literatura e língua portuguesa.
   Logo, deve-se dar uma base comum e é esta que há de estimular um apreço pelos estudos. No entanto, é dada de forma errada, pois se atenta mais nas escolas literárias do que no poder linguístico que os clássicos poderiam fornecer. E talvez com pouca corrupção creremos que é a latina.
   Conclui-se que, neste país, ler e falar bem é coisa de senhor doutor. Para cortar este cancro, o Ministério da Cultura precisa reformular o currículo das escolas a fim de dar ênfase aos clássicos lusófonos, donde gramática será parte e não elemento separado. Só assim o sonho do oprimido não será o de ser opressor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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