Nesse sentido observa-se, segundo dados do IBGE o Brasil tem a quinta maior inflação acumulada no ranking do G20, isso impacta diretamente na vida das famílias sobre tudo as que sobrevivem com até um ou dois salários mínimos. Pois com a alta nos preços, a ida ao mercado se torna cada vez mais escassa fazendo com que, o cartão de crédito e cheque especial se tornem uma opção mais viável o que sem o manejo correto, acaba se tornando uma bola de neve fazendo com que o indivíduo padeça cada vez mais no empobrecimento económico
Além disso constata-se que a falta de conhecimento sobre educação financeira contribui fortemente para a inadimplência, que poderia ser contornada, se os indivíduos soubesse a melhor maneira de gerir seu dinheiro. Segundo o filósofo voltaire educar mal um homem é dissipar capitais e prepara dores e perdas a sociedade, nessa concepção fica claro que o chamado nome sujo não afeta negatividade somente a se mesmo. Pois devido convivermos em sociedade para o bem esta coletivo, todos devem cooperar para a sua manutenção.
Dessa forma se faz necessário, que o ministério da educação juntamente com as escolas, insiram a matéria de educação financeira para que desde cedo as crianças aprendam a importância de gerir corretamente seu dinheiro, para não se tornar um adulto inadimplente. É importante também que o ministro da economia trabalhe de maneira efetiva na tentativa de frear a inflação, para que assim o número de endividados cai cada vez mais, e no futuro inadimplência seja coisa do passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.