Por Keysse
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#119246
A Constituição Federativa do Brasil em seu Artigo 37, tem-se explicitada os princípios norteadores da administração pública, tais quais são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Apesar da vigência do ditame formal, é notório os crescentes casos da conduta inidônea do agente público no exercício de seu mandato, cargo, emprego ou função pública. Determinantes dessa situação podem ser citados, como as poucas políticas de combate as condutas improbas e a tênue manifestação do poder público em prover programas de treinamento à agentes públicos e políticos.
A prior, faz-se necessário mencionar que a falta de políticas públicas é fator motivador das condutas de improbidade administrativa. A lei 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de improbidade administrativa, evidencia que atos só serão adotados como improbidade mediante dolo, ou seja, quando o agente público ou político tem a intenção de realizá-los. Diante disso a implantação de código de ética e conduta é primordial ao funcionamento integro, honesto e em conformes com a legalidade, na busca de evitar atos de corrupção no poder público.
Em segundo plano, a falta de investimento em treinamento aos agentes públicos, que possibilitariam a identificação das ações ilícitas que causem enriquecimento ilícito, dano ao erário ou que atente contra os princípios da administração pública. O artigo 23-A da lei 8.429/92, afirma que é dever do poder público oferecer a contínua capacitação aos gentes, para a prevenção ou repressão destes atos. Ademais, é intancável que esta implementação caminha a passos lentos e sem as devidas medidas, as ações supracitadas tendem a se intensificar.
Portanto, para dirimir as condutas inidôneas referentes aos atos de improbidade administrativa, o governo, mediante seus ministérios e subsidiado por entidades privadas especializadas na área de capacitação, deve proporcionar de maneira gratuita e recorrente, palestras e cursos voltados à ética e à moral no serviço público. Ademais, também tem de aumentar a execução e fiscalização de políticas públicas voltadas ao objeto, por meio de um conduta mais repressiva a estes atos, em vista à eximir a prática de corrupção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#119410
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, seu texto apresenta uma estrutura dissertativo-argumentativa adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o texto mais claro e coeso.

Na introdução, você menciona corretamente os princípios norteadores da administração pública presentes na Constituição Federal. No entanto, é importante estabelecer uma conexão mais clara entre esses princípios e a conduta inidônea dos agentes públicos. Além disso, evite utilizar termos muito formais ou jurídicos em excesso para facilitar a compreensão do leitor.

No desenvolvimento do primeiro parágrafo, você aborda as poucas políticas de combate às condutas improbas como um fator determinante dessa situação. Aqui seria interessante exemplificar quais são essas políticas escassas e explicar como elas contribuem para o problema em questão.

No segundo parágrafo de desenvolvimento, você menciona a falta de investimento em treinamento aos agentes públicos como outro fator relevante. É importante destacar que essa falta de capacitação dificulta a identificação das práticas ilícitas e prejudica o combate à corrupção no setor público. Novamente, seria válido fornecer exemplos concretos ou dados que evidenciem essa falta de investimento em treinamento.

Na conclusão, você propõe algumas medidas para solucionar o problema das condutas inidôneas relacionadas à improbidade administrativa. A sugestão de oferecer palestras e cursos voltados à ética e à moral no serviço público é válida, mas seria interessante detalhar como essas ações seriam implementadas, quem seriam os responsáveis por executá-las e qual seria o impacto esperado.

Além disso, é importante revisar a redação quanto à organização das ideias. Certifique-se de que as informações estejam bem articuladas e que haja uma progressão lógica entre os parágrafos.

No geral, sua redação apresenta um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. No entanto, fique atento ao uso adequado dos conectivos para garantir uma melhor coesão textual.

Lembre-se também de evitar repetições desnecessárias e buscar maior clareza na exposição das ideias.

Continue praticando! Com o tempo e dedicação, você irá aprimorar cada vez mais suas habilidades de escrita.

Sua redação possui 14 desvios!
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