A prior, faz-se necessário mencionar que a falta de políticas públicas é fator motivador das condutas de improbidade administrativa. A lei 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de improbidade administrativa, evidencia que atos só serão adotados como improbidade mediante dolo, ou seja, quando o agente público ou político tem a intenção de realizá-los. Diante disso a implantação de código de ética e conduta é primordial ao funcionamento integro, honesto e em conformes com a legalidade, na busca de evitar atos de corrupção no poder público.
Em segundo plano, a falta de investimento em treinamento aos agentes públicos, que possibilitariam a identificação das ações ilícitas que causem enriquecimento ilícito, dano ao erário ou que atente contra os princípios da administração pública. O artigo 23-A da lei 8.429/92, afirma que é dever do poder público oferecer a contínua capacitação aos gentes, para a prevenção ou repressão destes atos. Ademais, é intancável que esta implementação caminha a passos lentos e sem as devidas medidas, as ações supracitadas tendem a se intensificar.
Portanto, para dirimir as condutas inidôneas referentes aos atos de improbidade administrativa, o governo, mediante seus ministérios e subsidiado por entidades privadas especializadas na área de capacitação, deve proporcionar de maneira gratuita e recorrente, palestras e cursos voltados à ética e à moral no serviço público. Ademais, também tem de aumentar a execução e fiscalização de políticas públicas voltadas ao objeto, por meio de um conduta mais repressiva a estes atos, em vista à eximir a prática de corrupção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.