Por SaraEllen
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Desde sua criação, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem dado grande ajuda as populações de bairros mais afastados dos grandes centros. Seus princípios se baseiam na atenção primária a saúde dos indivíduos, adotando estratégias mais íntimas a família como a ESF (Estratégia Saúde da Família) e a NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Com a evolução e descoberta de novos tratamentos e opções de diagnóstico, a fama do SUS foi sendo manchada por algumas deficiências e problemas de gestão apontados por seus usuários. Questões como falta de equipamentos, falta de profissionais qualificados e a demora na espera aborreceram os indivíduos que dependem desse sistema. Muitas acabam sendo as reclamações, mas há também um grande auxílio oferecido pelo SUS a quem precisa.
Em cidades/bairros mais periféricos e afastados, o número de pessoas que usufruem desse serviço é grande, pois ele realiza o diagnóstico (muitas vezes precoce) e oferece um tratamento mais acessível a população. Outro benefício é a facilidade no acesso, pois além de sua fácil localização, o SUS também conta com atendimento domiciliar e ações de promoção a saúde dos moradores.
Para um melhor aproveitamento do SUS, é necessário uma maior propaganda por parte do Ministério da Saúde e uma maior participação e interesse da população próxima, pois este serviço é voltado para eles.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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