• Avatar do usuário
#61670
A vocação para o mercado de trabalho tem sido essencial para ingressar em uma carreira profissional. Considerando, que este mercado tem se tornado um ambiente cada vez mais competitivo, e demandará as habilidades específicas de um indivíduo. Entretanto, muitos brasileiros são influenciados por familiares ou visão apenas o lucro a ingressar em determinada carreira, muitas vezes, não possuindo as qualidades necessárias para exercer essa profissão. Portanto, destaca-se que os brasileiros devem seguir uma carreira profissional que seja de acordo com suas qualidades.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, muitos jovens são influenciados ou pressionados pelos familiares na hora de tomar a decisão sobre a carreira profissional, visto que os pais tendem a criar expectativas e projetar seus sonhos em seus filhos. Segundo filósofo Sócrates, é necessário conhece-te a ti mesmo, e tal reflexão traz a idéia de que cada indivíduo deve tomar suas próprias decisões e escolher o rumo à seguir. Ou seja, é preciso que ter autoconhecimento para tomar decisões importantes sem influências externas de qualquer familiar ou da sociedade no geral.

Além disso, em função do aumento da escolha pela profissão com maior salário, os brasileiros estão cada vejo mais expostos a pobreza e com medo de obterem profissões com uma péssima remuneração. Segunda o escritor Daniel BS, “Não importa quanto de dinheiro nossa profissão dá e sim o quanto de felicidade ela nos traz”, essa reflexão mostra que o dinheiro não se deve ser um fator decisivo para a escolha de uma profissão e sim se a sua vocação é coerente para você exercer as atividades que sonha. Apesar disso, a realidade da sociedade atual é diferente, visto que grande parte da população busca atingir o sucesso, pensando de forma impulsiva e que possibilita fazer a escolha profissional errada. Logo, é notório que os cursos que possuem maior visibilidade e concorrência são os que possuem maior pagamento.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse da falta de vocação no mercado de trabalho. Dessa forma, é necessário que o ministério da educação, com o auxílio das escolas, promova projetos sociais que direcione os jovens a ter autoconhecimento e descobrir suas vocações, por meio de debates com profissionais formados e pesquisa sobre o curso. De forma que, através desse projeto conscientizem os jovens a tomarem suas próprias decisões e fazer a melhor escolha de vocação para o mercado de trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No seriado de TV estadunidense "The handmaid'[…]

No Big brother Brasil 21, a participante Karol Con[…]

Ash, eu ia corrigir o seu texto agora, mas infeli[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM