• Avatar do usuário
#73950
Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalhador que provoca a lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Esse fato é algo que ocorre há muito tempo e está presente em nossos dias, um dos principais motivos é a falta de cuidado ou informação que os trabalhadores podem ter ao exercer suas funções. Lastimavelmente, muitos ainda sofrem acidentes por não darem o devido valor para as prevenções, ou por não possuírem seus direitos trabalhistas de saúde e segurança, é da responsabilidade e bom senso de todos a prevenção contra acidentes em seus trabalhos.
Primeiramente, é preciso entender a gravidade da situação. Em 24 de julho de 1991, houve o Artigo 19 da Lei nº 8.213, como nele diz, "é dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular." Diversas vezes, isso não aconteceu, ou foi realizado parcialmente, gerando algum acidente. Entre muitos lugares, pode-se citar o Ceará, que segundo informações das Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT), em 2015, foram registradas 8,4 mil ocorrências de acidentes por causas como falhas na detecção de riscos, pouco treinamento e falta de planejamento do serviço a ser exercido. A saúde do trabalhador precisa do envolvimento do empregador, maior monitoramento e vigilância, do contrário, os cuidados de quem está trabalhando não serão o suficiente se não houverem medidas de segurança, todavia, há quem possui todas as medidas mas não as valoriza, colocando a si mesmo em situações de riscos e acidentes.
Quando uma empresa descuida com a segurança dos seus colaboradores, ou quando os próprios se descuidam, são geradas muitas consequências, a falta de confiança, desmotivação durante o trabalho, e a queda da produtividade, afetando o andamento dos processos e sua qualidade, além de prejudicar drasticamente e principalmente as pessoas acidentadas, caso sobrevivam ao acidente. Tendo isso e muito mais em vista, está certamente esclarecida a importância da prevenção dos acidentes de trabalho.
Por fim, ao compreender a importância de prevenir os acidentes e os principais problemas com a falta de segurança nos trabalhos de inúmeras pessoas, é notável que há medidas possíveis de serem tomadas com a finalidade de amenizar cada vez mais esses infortúnios. Para evitar os acidentes, é necessário que os líderes de uma empresa estejam informados dos riscos de segurança e promovam melhorias, através de construções, aprimoramentos nos lugares que apresentam perigo, fornecer informações completas aos funcionários e verificar constantemente se tudo está correto, como garantir que um andaime está firme para os funcionários subirem. É importante esclarecer que a ideia não é detectar um culpado, mas identificar os problemas e transferir para todos os trabalhadores, a fim de tentar reduzir esses acidentes e trazer saúde para os profissionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Jean Jaques Rosseau, filósofo iluminista, a[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM