Avatar do usuário
Por damnseason
Quantidade de postagens
#117742
Na série Anne With An E, a personagem Anne foi vítima de condições precárias, abusivas e difíceis, passando grande parte de sua vida em orfanatos, mas encontrou a leitura como um refúgio mental. A menina escondia livros nos porões para que pudesse ler nos raros momentos de paz durante a madrugada, desenvolvendo sua grande imaginação, vocabulário e ideias, e revelando a importância e o poder de transformação da leitura.

Nesse contexto, podemos apontar a transformação pessoal que o costume de ler pode ocasionar. Usando a leitura como fuga da realidade, o indivíduo pode usufruir de momentos de distração saudável. A leitura sempre foi e ainda é muito positiva, trazendo distanciamento de universos mais superficiais, como o das redes sociais, e permitindo um aprofundamento maior nos assuntos do interesse do indivíduo ou nos tópicos que realmente tragam um conhecimento amplo e diversificado sobre varios assuntos.

Ademais, como a informação é a chave para o conhecimento, a leitura pode também estabelecer a possibilidade de transformação social, fornecendo uma maior condição de desenvolvimento intelectual e social. Ainda na série Anne With An E, o personagem Jerry, que trabalhava como ajudante da fazenda dos pais adotivos de Anne para ajudar sua família com dinheiro, não sabia ler. Até que ele e Anne ficam amigos e ela o ensina a ler, transmitindo também o poder da literatura para o menino, o que no futuro o ajudou a ter uma maior capacidade de buscar melhores oportunidades de vida.

Portanto, é preciso fazer com que o importante hábito de leitura não se perca, e pelo contrário, cresça ainda mais. As escolas precisam promover atividades dinâmicas desde cedo nas crianças, por meio de debates, rodas de conversa e tarefas sobre livros, para que assim o hábito de leitura seja estimulado desde a infância e seus impactos positivos sejam maiores durante o desenvolvimento do indivíduo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
330 Exibições
por karenzinha2
2 Respostas 
308 Exibições
por Eduarda77p
2 Respostas 
185 Exibições
por marilene233
0 Respostas 
152 Exibições
por Millezxh
2 Respostas 
156 Exibições
por bibib8
1 Respostas 
133 Exibições
por Kimmdoo10
1 Respostas 
135 Exibições
por Shiruso
A importância da leitura na vida das pessoas.
por tannie    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por tannie
0 Respostas 
23 Exibições
por Cauejesus33
0 Respostas 
129 Exibições
por SUPERGABIRU
meio ambiente de belágua

A construção federal de 1988 garante[…]

Minha primeira redacão

Sobre o D1, eu acho que você deveria problem[…]

1. Sociedade. Estado. Família. De acordo c[…]

O jogador de futebol Vinicius Junior, Brasileiro q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM