Em uma primeira análise, deve se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater ausência de estudos na prisão. Nesse sentido, a marginalização da população que está presa é o principal fator que leva a falta de preocupação e levar educação para essa parcela da sociedade. Essa conjuntura, Segundo as ideias do filósofo contra atualista John Locke, configura-se com uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumprir sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a discriminação por parte da sociedade como impulsionadora da dificuldade de ressocialização dos presos no país. De acordo com o filósofo francês Jean-Paul Sartre, em sua obra “o ser e o nada”, existe um conceito conhecido como “acomodação social” , segundo o qual, a alguns temas sociais bonitos da discussão coletiva. Diante de tal exposto, é possível notar que pouco se fala a respeito de como a precariedade da educação prisional impacta na forma que os ex-presos são vistos pelo resto da população. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal juntamente com o Ministério da Educação, por meio de investimentos, desenvolva um sistema de Ensino-adaptado para rotina do sistema prisional-afim de oferecer educação de qualidade aos presidiários. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal qual afirma John Locke
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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