• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#79380
O lema positivista “O amor por princípio,a ordem por base;o progresso por fim", formulado pelo filósofo francês Augusto Comte, inspirou a frase política “Ordem e Progresso” exposta na célebre Bandeira Nacional.No entanto,o cenário atual representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que a falta de saneamento básico-grave problema enfrentado pela população brasileira-resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento do país. Desse modo, a ineficácia do governo solidifica tal mazela e auxilia no aumento das implicações à saúde das pessoas que convivem com esse imbróglio .

A princípio, é interessante pontuar que a apatia do governo é uma das grandes causas do problema da falta de saneamento básico no país.Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, a segurança e a saúde são direitos sociais.Sob essa perspectiva, imagina-se que o saneamento básico é garantido por tais direitos, visto que é uma necessidade essencial para a sobrevivência e a dignidade.No entanto, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade.Nessa lógica, esse sofrimento ocorre pois os esgotos à céu aberto que intensificam a contaminação por doenças infecciosas,poluem a água para consumo, e a falta de água encanada e potável, prejudicam a qualidade de vida e cotidiano dos brasileiros de várias formas.Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender garantias básicas da população verde-amarela.

Além disso, a problemática interfere gravemente na saúde de quem não tem acesso ao tratamento de água e esgoto.Isso é devido ao fato de que o saneamento precário cria ambientes propícios a muitas doenças como cólera, hepatites, verminoses e doenças dermatológicas, causadas pela ingestão de água contaminada ou pelo contato da pele ou mucosas com a própria água, lixo ou solo infectados, podendo levar até à morte em casos graves.Logo, fica evidente a necessidade de ações do Estado para mudar essa situação.
Para isso, o Poder Executivo por meio do Ministério da Saúde deve investir na construção de encanamentos e estações de tratamento de água e esgoto, além de pontos de coleta e reciclagem de lixo, uma ação que deve ser realizada de modo que abranja todo o território brasileiro tanto nas grandes cidades, como nos meios rurais,a fim de que todos os cidadãos tenham acesso à saúde e segurança por meio do saneamento básico. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#79412
O lema positivista “O amor por princípio, a ordem por base; o progresso por fim", formulado pelo filósofo francês Augusto Comte, inspirou a frase política “Ordem e Progresso” , exposta na célebre Bandeira Nacional. No entanto, o cenário atual,representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que, a falta de saneamento básico É UMgrave problema enfrentado pela população brasileira, resultaNDO, ASSIM, na desordem e no retrocesso do desenvolvimento do país. Desse modo, a ineficácia do governo solidifica tal mazela e auxilia no aumento das implicações à saúde das pessoas que convivem com esse imbróglio .

A princípio, é interessante pontuar que, a apatia do governo é uma das grandes causas do problema da falta de saneamento básico no país. Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, a segurança e a saúde são direitos sociais. Sob essa perspectiva, imagina-se que o saneamento básico é garantido por tais direitos, visto que é uma necessidade essencial para a sobrevivência e a dignidade. ENTRETANTO, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade. Nessa lógica, esse sofrimento ocorre pois os esgotos A céu aberto, que intensificam a contaminação por doenças infecciosas, poluem a água para consumo e a falta de água encanada e potável, TAMBÉM prejudicam a qualidade de vida e cotidiano dos brasileiros de várias formas. Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender garantias básicas da população verde-amarela.

Além disso, a problemática interfere gravemente na saúde de quem não tem acesso ao tratamento de água e esgoto. Isso é devido ao fato de que o saneamento precário cria ambientes propícios a muitas doenças como cólera, hepatites, verminoses e doenças dermatológicas, causadas pela ingestão de água contaminada ou pelo contato da pele ou mucosas com a própria água, lixo ou solo infectados, podendo levar até À morte em casos graves. Logo, fica evidente a necessidade de ações do Estado para mudar essa situação.
]
Para isso, o Poder Executivo por meio do Ministério da Saúde deve investir na construção de encanamentos e estações de tratamento de água e esgoto, além de pontos de coleta e reciclagem de lixo, uma ação que deve ser realizada de modo que abranja todo o território brasileiro tanto nas grandes cidades, como nos meios rurais, a fim de que todos os cidadãos tenham acesso à saúde e segurança por meio do saneamento básico. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.

UMA DICA, TENTE NÃO USAR ORGÃOS GOVERNAMENTAIS COMO MODO\MEIO, VOCÊ PODERÁ PERDE PONTOS. TENTE SEMPRE USAR COMO MODO/MEIO PROJETOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
#79413
Bom dia, @Isabelaassis . Segue a minha correção:

Do ponto de vista gramatical, houve pequenos desvios no seu texto, tais como: a recorrente não separação de frases após vírgulas e pontos parágrafos, desde de o início até o fim dele... Isso mais por uma questão de estrutura mesmo.

Alguns exemplos:
Nessa lógica, esse sofrimento ocorre pois os esgotos à (Crase equivocada, pois está antecedida de palavra masculina) céu aberto que intensificam a contaminação por doenças infecciosas, (Erro de vírgula separando sujeito do verbo) poluem a água para consumo...

No sentido de coesão e interligação de ideias e período, além de coerência, sua redação está bem alinhada.

Abçs.
#79447
Diegodds escreveu:O lema positivista “O amor por princípio, a ordem por base; o progresso por fim", formulado pelo filósofo francês Augusto Comte, inspirou a frase política “Ordem e Progresso” , exposta na célebre Bandeira Nacional. No entanto, o cenário atual,representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que, a falta de saneamento básico É UMgrave problema enfrentado pela população brasileira, resultaNDO, ASSIM, na desordem e no retrocesso do desenvolvimento do país. Desse modo, a ineficácia do governo solidifica tal mazela e auxilia no aumento das implicações à saúde das pessoas que convivem com esse imbróglio .

A princípio, é interessante pontuar que, a apatia do governo é uma das grandes causas do problema da falta de saneamento básico no país. Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, a segurança e a saúde são direitos sociais. Sob essa perspectiva, imagina-se que o saneamento básico é garantido por tais direitos, visto que é uma necessidade essencial para a sobrevivência e a dignidade. ENTRETANTO, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade. Nessa lógica, esse sofrimento ocorre pois os esgotos A céu aberto, que intensificam a contaminação por doenças infecciosas, poluem a água para consumo e a falta de água encanada e potável, TAMBÉM prejudicam a qualidade de vida e cotidiano dos brasileiros de várias formas. Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender garantias básicas da população verde-amarela.

Além disso, a problemática interfere gravemente na saúde de quem não tem acesso ao tratamento de água e esgoto. Isso é devido ao fato de que o saneamento precário cria ambientes propícios a muitas doenças como cólera, hepatites, verminoses e doenças dermatológicas, causadas pela ingestão de água contaminada ou pelo contato da pele ou mucosas com a própria água, lixo ou solo infectados, podendo levar até À morte em casos graves. Logo, fica evidente a necessidade de ações do Estado para mudar essa situação.
]
Para isso, o Poder Executivo por meio do Ministério da Saúde deve investir na construção de encanamentos e estações de tratamento de água e esgoto, além de pontos de coleta e reciclagem de lixo, uma ação que deve ser realizada de modo que abranja todo o território brasileiro tanto nas grandes cidades, como nos meios rurais, a fim de que todos os cidadãos tenham acesso à saúde e segurança por meio do saneamento básico. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.

UMA DICA, TENTE NÃO USAR ORGÃOS GOVERNAMENTAIS COMO MODO\MEIO, VOCÊ PODERÁ PERDE PONTOS. TENTE SEMPRE USAR COMO MODO/MEIO PROJETOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
muito obrigada pela correção! Vou me atentar aos erros :D

Geralmente, quando se comete um crime considerado […]

No Brasil, os desafios para a atenuaç&atild[…]

Trabalho infantil no Brasil

Não é recente o trabalho infantil no[…]

A violência doméstica

No documentário "Cenas de um homic&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM