Avatar do usuário
Por GiAroli
Quantidade de postagens
#93424
A filósofa Hannah Arrendt, criou a expressão "Banalidade do Mal", afirmando o fato, de que as pessoas estão normalizando os problemas sociais, de modo a torná-los banais. De maneira análoga, ao conceito criado por Arrendt, é notório na atualidade brasileira, a banalização da sociedade mediante aos motoristas que não cumprem a Lei Seca, vigente no país, pois é uma questão a ser resolvida. Logo, é necessário medidas para solucionar o impasse, que é motivado não só pela cegueira social mas também pelo empobrecimento de conteúdos produzidos pela mídia.
Em primeiro lugar, constata-se que a sociedade tem papel determinante na permanência de existirem motoristas que dirigem, após ingerir bebidas alcoólicas. Nesse contexto, o escritor José Saramango, no livro "Ensaio Sobre a Cegueira", discute acerca de uma sociedade moralmente cega, a qual é alheia aos problemas sociais e marcada pelo egoísmo. De maneira, análoga no Brasil, esse fenômeno pode ser exemplificado com o tratamento indiferente em ralação ao descumprimento da Lei Seca, o que resulta em um País onde, diminuir os acidentes causados por motoristas alcoolizados, é desafiador devido à incapacidade da nação, de evitar beber antes de dirigir, e enxergar os riscos que existem em conciliar álcool e volante. Desse modo, constata-se que a apatia do meio coletivo estimula o problema.
Outrossim, é perceptível a influência da mídia no tocante ao desrespeito da Lei Seca. Sob essa perspectiva, conforme o sociólogo Pierre Boudier, as instituições cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumentos de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia a qual tem papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante da importância de não dirigir alcoolizado, faz é alienar a sociedade mediante á conteúdos empobrecidos os quais não abordam os riscos de dirigir embriagado. Logo, o setor midiático tem interferência direta na manutenção do problema.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas resolutivas quanto ao descumprimento da Lei Seca, que pela inoperância social e a carência da mídia, agrava o problema no país. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social através da Polícia Rodoviária, devem implantar em estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas, policiais que impeçam os motoristas de dirigir com álcool em mãos, demostrando para os cidadãos, quais são os riscos que estão, expondo eles e outros indivíduos, fim da apatia social decorrente do descumprimento da Lei Seca, não permanecer vigente. Além disso, cabe a mídia, através das redes sociais a exemplo de Instagram e Facebook, promoverem para os cidadãos, vídeos demostrando o que acontece quando se dirigem embriagado, com finalidade de a mídia deixar de produzir conteúdos empobrecidos, e ajudar na prosperidade do corpo-social. Feito essas ações, destoará do contexto criado por Hannah Arrendt. :P
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Quantidade de postagens Amigos
#93449
Bom dia @GiAroli !! Parabéns pela sua redação, ficou incrível, algumas anotações:

C1 - Pecou em alguns momentos em vírgulas, erros de digitação e concordância.
C2 - Parabéns.
C3 - Ficou ótimo, só peço que tenha atenção em termos utilizados que não são os mais recomendados, por exemplo, " ..que existem em conciliar álcool e volante..." além da falta de artigos, "álcool e volante" são termos que expressam uma ideia mas não são a melhor forma de expressá-la.
C4 - Parabéns, notei algumas repetições mas nada que tire nota.
C5 Parabéns.

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
155 Exibições
por Aleksia
2 Respostas 
256 Exibições
por Milecent
5 Respostas 
385 Exibições
por Athesui
2 Respostas 
232 Exibições
por Chrystian
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
por manu124    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por manu124
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
por Celen161    - In: Outros temas
0 Respostas 
94 Exibições
por Celen161
0 Respostas 
36 Exibições
por Geovana2678
1 Respostas 
117 Exibições
por Andrevls
2 Respostas 
189 Exibições
por DePrata
0 Respostas 
137 Exibições
por loorenzoo
O feio e o bonito

A padronização estética atual[…]

Na obra "Utopia", do escritor in[…]

No que concerne a "O direto de ir e vir n[…]

luiz filipe laura loyse Carla ionara iara0

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM