Primordialmente, é necessário citar a preferência dos pretendentes por crianças com características padrões. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o perfil buscado é, geralmente, de uma menina, branca, com até 4 anos, sem qualquer doença e complicação, além de não ter irmãos. Isso acaba se tornando um problema, pois maior parte das crianças e adolescentes disponíveis não se encaixam nesse padrão exigido. No que se refere a raça, por exemplo, a maior parte das crianças (45%) é parda. Por consequência, muitos jovens passam suas vidas em abrigos, sem a chance de ter uma família.
Ademais, também é possível constar a lentidão e desgaste durante o processo de adoção. Geralmente, o prazo para que o mesmo ocorra é de 120 dias, no entanto, a espera acaba sendo maior por diversos motivos. Pode-se citar, por exemplo, o fato de que a legislação brasileira sempre prioriza o retorno da criança para sua família, sendo a adoção a última medida a ser tomada. Ou seja, a criança não pode ser destituída e adotada sem antes ouvir os genitores e ser feito um estudo social de sua família. Dessa forma, muitas vezes, ocorre a desistência das pessoas que desejam efetuar a adoção.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para mudar o quadro atual. O governo federal deve propor ao Poder Legislativo a criação de leis que busquem agilizar os processos de adoção, além de criar campanhas que incentivem a população a adotar crianças com um perfil “fora do padrão”. Somente assim, famílias conseguirão realizar seus sonhos de terem filhos, tal como Boyle de “Brooklyn 99” conseguiu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada