Avatar do usuário
Por Hellen777
Quantidade de postagens
#118309
No século XIII, Jean Jacques Rouseau, filósofo suíço, proferiu as seguintes palavras: Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha que se vender a alguém. No entanto, na prática, tal passagem não se encontra tão distante da realidade contemporânea. Esse cenário ocorre em todo lugar do mundo, principalmente no ambiente têxtil, mas com mais intensidade em países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, devido às elevadas diferenças socioeconômicas. Logo, como jogada de marketing, a indústria moderna maqueia em propagandas seus produtos com o intuito de transmitir a mensagem de necessidade de posse ao receptor, incentivando assim, o consumo exarcebado, alienando o telespectador dos impactos ambientais e exploratórios do empregado.
Em primeiro plano, nota-se a constante mudança de tendência na moda, sendo esta, uma das causas do descontrole financeiro nos indivíduos. Um retrato disso, se encontra no filme "Os delírios de consumo de Becky Bloom", produzido em 2009, do qual a jovem Becky afirma não precisar de dinheiro, pois a mesma possuía cartões "mágicos". Fora da ficção, esse pensamento reflete um cenário de descaso para com o dinheiro e as consequências ao meio-ambiente devido à quantidade excessiva de lixo têxtil descartado. Fazendo analogia a frase do químico francês, Lavoisier, que diz "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", pode-se afirmar que o produto têxtil eliminado de maneira indevida, se transforma em lixo, contribuindo com o aumento da emissão de gases estufa, favorecendo assim, o aquecimento global.
Diante disso, com o aumento da demanda para entrar na moda, houve também, um aumento na necessidade de mão de obra barata. Em virtude disto, observa-se maior alvo nas pessoas em situação de vulnerabilidade que migram do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida, tornando-se vítimas do processo exploratório, e, como representado no quadro "Segunda Classe"(1933) de Tarsila do Amaral. Paradoxalmente, há uma alienação do trabalhador para com o seu produto, devido à ocultação das relações sociais de trabalho mediante ao sistema capitalista, fazendo que o consumidor deixe de associar a trajetória do material com o trabalho análogo a escravidão, que, por consequência, leva ao "fetichismo de mercadoria", conceito cunhado por Karl Marx, sociólogo alemão, em seu livro "O Capital".
Em suma, a problemática abordada merece a devida atenção dos problemas socioambientais apresentados. Por isso, cabe ao Ministério do meio ambiente (MMA) em conjunto com o o Ministério da Educação (MEC)- órgão responsável por promover ensino de qualidade no país- adicionar ao currículo educacional a matéria de educação financeira sustentável através de políticas públicas com o fim de erradicar o consumo desenfreado e a exploração trabalhista. Pois, como disse Rousseau, "enquanto existirem pessoas se esbaldando no supérfluo, haverá muita gente carente do necessário".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
139 Exibições
por ESMendes
0 Respostas 
94 Exibições
por Sebaio
0 Respostas 
390 Exibições
por juliex
Moda descartável e sustentabilidade ambiental
por Mahlu    - In: Outros temas
0 Respostas 
94 Exibições
por Mahlu
Moda descartável e sustentabilidade ambiental
por Mahlu    - In: Outros temas
0 Respostas 
106 Exibições
por Mahlu
0 Respostas 
275 Exibições
por Fuuu
0 Respostas 
483 Exibições
por anclaaraa
0 Respostas 
53 Exibições
por Jcmilss
0 Respostas 
79 Exibições
por Rani17w90
2 Respostas 
164 Exibições
por ysasantos

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM