• Avatar do usuário
#74505
Atualmente, o avanço tecnológico vem ganhando grande importância para a vida moderna no mundo, principalmente nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e Serviço. Dessa maneira, novas tecnologias são descobertas e lançadas constantemente, bem como aprimorando ainda mais as já existentes, e, também, trazendo consigo seus impactos positivos e negativos para a sociedade. Diante disso, torna-se evidente as diversas transformações que o mundo e as pessoas vêm sofrendo, em especial a tecnologia, a qual está prevalecendo sobre a capacidade humana, assim como afirma o colunista do The New York Times, Thomas Friedman. Dessa forma, tal realidade se encontra contrária ao pensamento do cientista alemão, Albert Einstein, "O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.''
Nessa perspectiva, é possível perceber que, com o avanço acelerado da tecnologia, o trabalho humano tem sido numerosamente substituída por inteligência artificial e máquinas, o que para uns é compassivo, para outros é preocupante, principalmente para a população menos qualificada aos novos tempos. No entanto, destaca-se como alguns dos principais pontos positivos: a maior produtividade e o gerenciamento inteligente. Assim sendo, com o avanço da tecnologia em crescimento, as atividades e/ou sistemas que empregam tais técnicas ganham destaque em eficiência, tempo e rendimento. Ademais, verifica-se a otimização crescente do gerenciamento dos serviços, gerando melhores resultados.
Outrossim, a presença dos aspectos negativos referentes ao avanço tecnológico em meio a vida moderna torna-se um constante desafio. Diante disso, constata-se que a interação entre as pessoas se torna mais distante de modo que, na maioria das vezes, a comunicação se dá em grande parte por redes sociais. Ademais, outra forma negativa refere-se à segurança de factos expostos na "internet", os quais podem ser violados e usados de má-fé, apesar de atualmente os sistemas eletrônicos estarem cada vez mais protegidos por diversas categorias de programas de proteção as informações. Além disso, como citado anteriormente, a diminuição do serviço humana se caracteriza como um dos principais aspectos negativos, haja vista que o desemprego por falta de qualificação profissional ainda está em constante crescimento.
Diante do exposto, é imprescindível que atitudes sejam tomadas. Sobre esse viés, cabe aos governos, federal, estadual e municipal ampliarem os projetos de qualificação profissional, de forma gratuita, principalmente em áreas menos favorecidas, para que todos tenham seu direito à educação cumprido de forma igualitária, de modo a preparar novos profissionais habilitados aos tempos modernos e ao mercado de trabalho atual. Ademais, quanto a utilização adequada da tecnologia no dia a dia, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), com os governos já mencionados anteriormente, podem investir em palestras e minicursos, conscientizando a população sobre as vantagens, desvantagens e riscos que o avanço tecnológico traz consigo para a vida moderna. Dessa forma, teremos uma sociedade mais desenvolvida e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM