Avatar do usuário
Por Lerdaco2
Quantidade de postagens
#124883
Na série britânica "Black Mirror", evidencia diversos problemas relacionados a tecnologia no meio social, tendo em vista seus avanços e repercussões. Hodiernamente, a ficção não foge da realidade, visto que com o avanço digital vários brasileiros enfrentam dificuldades para se adaptar a eletrônicos, por falta de renda e instrução. Conseguinte, é preciso vencer obstáculos como a falta de acessibilidade, para um desenvolvimento tecnológico apropriado.
Nessa perspectiva, pode-se apontar um fator determinante o descaso governamental. Para Milton Santos, a tecnologia avançou de uma forma não democratizada causando a exclusão social. Ao seguirmos essa linha de pensamento, percebemos que a falta de acesso tecnológico é causada pela carência de ações da Constituição Federal de 1988, que garante a todos o direito à inclusão digital.
Ademais, é coerente apontar que a falta de discussão impacta a questão. Djamila Ribeiro descreve que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, com o silenciamento da pauta se torna um desafio a solucionar. Dado que, sem debates obstáculos como, a privação eletrônica e eletrônicos inacessíveis, persistirão dificultando o crescimento digital.
Destarte, nota-se um problema que carece de intervenção. Para isso, o governo federal deve organizar um grande investimento, para ser destinado a acessibilidade tecnológica brasileira, a fim de mitigar a desigualdade eletrônica do país. Tal ação, deve ser igualmente ministrada em eventos para a população se informar. Análogo a isso, é preciso intervir sobre o silenciamento presente na questão. Dessa forma, os direitos previstos na Carta Magna poderão ser garantidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Lerdaco2
Quantidade de postagens
#124884
@Luscano, bom essa provavelmente vai ser minha ultima redação antes do ENEM, então queria que você corrigisse por favor para eu ter um desempenho melhor no que devo aprimorar, tentei colocar suas dicas em prática.
0
Avatar do usuário
Por Lerdaco2
Quantidade de postagens
#124885
@Drpdc, gostaria que você também corrigisse, e agradeço por ter me ajudado nas outras redações ! :D
0
Avatar do usuário
Por Lerdaco2
Quantidade de postagens
#124886
@Eli79, muito obrigado também, me ajudou bastante a compreender o que deveria melhorar nas competências.
0
Avatar do usuário
Por Luscano
Quantidade de postagens
#124943
Opa, boa tarde! A redação não é um bicho de sete cabeças, se conseguir solucionar esses pequenos problemas, é capaz de você conseguir tirar 900+.

C1: notei alguns erros de concordância, de vírgula e de uso da primeira pessoa.

C2: os seus repertórios são ok e você conseguiu fazer uso produtivo. Mas eu não entendi muito o seu projeto de texto; na introdução, você diz que abordará a falta de renda e de acessibilidade, mas nos parágrafos de desenvolvimento você apontou o descaso governamental e o silêncio midiático como argumentos principais.

C3: a sua argumentação está melhorando, mas ainda há lacunas; perceba que você citou a Constituição, porém não explicou o que ela promulga, no que implica à temática e etc.

C4: você fez bom uso dos conectivos.

C5: ficou faltando apenas o modo/meio da sua proposta de intervenção. Recomendo deixar mais claro. Exemplo: "[...] Para isso, o Estado, por meio de políticas públicas, deve organizar um grande investimento [...]"

C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160

TOTAL: sua nota ficaria por volta dos 840/880, dependendo dos corretores.
1
Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#125005
@Lerdaco2,
Fico muito feliz de ter contribuindo pelo menos um pouco para o seu desenvolvimento na redação. Parabéns é continue assim!!!
Vou ficar na torcida por você ☆☆☆
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
222 Exibições
por gafracon
0 Respostas 
141 Exibições
por Jaineenem
0 Respostas 
131 Exibições
por MAFERSCZ
0 Respostas 
154 Exibições
por Thiciany
0 Respostas 
120 Exibições
por Jcmilss
0 Respostas 
77 Exibições
por leticiatxx
0 Respostas 
42 Exibições
por Dhara26
0 Respostas 
37 Exibições
por Kallyta7
0 Respostas 
130 Exibições
por cammmm
0 Respostas 
149 Exibições
por Ninahonorat
Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Apenas Teoria

TallesCha , @cCiunao Higorvaz Zenebra Luci[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM