Nessa perspectiva, pode-se apontar um fator determinante o descaso governamental. Para Milton Santos, a tecnologia avançou de uma forma não democratizada causando a exclusão social. Ao seguirmos essa linha de pensamento, percebemos que a falta de acesso tecnológico é causada pela carência de ações da Constituição Federal de 1988, que garante a todos o direito à inclusão digital.
Ademais, é coerente apontar que a falta de discussão impacta a questão. Djamila Ribeiro descreve que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, com o silenciamento da pauta se torna um desafio a solucionar. Dado que, sem debates obstáculos como, a privação eletrônica e eletrônicos inacessíveis, persistirão dificultando o crescimento digital.
Destarte, nota-se um problema que carece de intervenção. Para isso, o governo federal deve organizar um grande investimento, para ser destinado a acessibilidade tecnológica brasileira, a fim de mitigar a desigualdade eletrônica do país. Tal ação, deve ser igualmente ministrada em eventos para a população se informar. Análogo a isso, é preciso intervir sobre o silenciamento presente na questão. Dessa forma, os direitos previstos na Carta Magna poderão ser garantidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.