• Avatar do usuário
#80820
Segundo o conceito de ação com finalidade, do sociólogo Max Weber, as pessoas agem motivadas em alcançar um objetivo sem se preocuparem com as consequências. Desse modo, analisa-se que a afirmativa do autor se enquadra na questão do impacto do lixo plástico no meio ambiente, visto que há um uso inconsciente desses resíduos, que degradam o ecossistema. Isso ocorre devido ao consumo excessivo e à priorização dos interesses financeiros.

Diante desse cenário, é evidente que a cultura consumista é um dos reveses. Conforme o filósofo Zygmunt Bauman, a utilização extravagante de produtos é a melhor forma de obter prazer. Dessa forma, esse viés é observado no problema do lixo plástico, de modo que no mundo globalizado, o consumismo é visto como sinônimo de felicidade, que é intensificado pela mídia, gerando assim cada vez mais detritos. Assim, a falta de uma análise cautelosa, que vise à longo prazo as consequências desse despejo excessivo, é um dos empecilhos.

Além disso, a privilegiação dos interesses mercadológicos atua como um catalisador do impasse. De acordo com o livro "O capital", do sociólogo Karl Marx, a burguesia sobrepõe o capital (dinheiro) em relação às outras áreas. Tal perspectiva é visível no que tange aos resíduos plásticos, já que seu descarte geralmente é feito de forma inapropriada, pois é mais barato e confortável, que vem prejudicando outros seres vivos. Consoante o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, 1,5 milhões de animais são mortos por ano em virtude do plástico. Em suma, as empresas e a população priorizam o capital em detrimento dos animais.
    Portanto, conclui-se que o Ministério do Meio ambiente deve promover campanhas informacionais, divulgadas por meio de redes midiáticas, utilizando os serviços de influências digitais - para alcançar o maior número de pessoas - com o intuito de alertar aos cidadãos a forma correta do descarte de todos os tipos de lixo, a fim de reduzir as consequências negativas na Natureza. Por outro lado, as escolas devem promover debates, por meio da análise de filmes e livros, incluindo perguntas à ambientalistas, com o propósito de ensinar aos estudantes os impactos do lixo plástico, para diminuir o seu consumo.
    Competência 1

    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2

    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

    Sua nota nessa competência foi: 200

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

    Competência 3

    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    Competência 4

    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Sua nota nessa competência foi: 200

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

    Competência 5

    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Sua nota nessa competência foi: 200

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

    Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

    se puderem corrigir essa redação, fi[…]

    Parabéns amiga! :)

    O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

    Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

    Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM